A endoscopia digestiva alta é o principal exame utilizado na investigação do câncer de estômago. Pode ser solicitado para pacientes com fatores de risco ou quando os sinais e sintomas sugerem presença da doença.
Durante o exame, com o paciente sedado, o médico insere pela garganta do paciente o endoscópio, tubo fino flexível com luz e câmera na extremidade. Isso permite ao médico visualizar o esôfago, o estômago e a primeira parte do intestino delgado. Se áreas anormais são encontradas, uma biópsia é realizada, por meio de instrumentos que são colocados através do endoscópio. As amostras de tecido retiradas são enviadas para análise anatomopatológica.
Quando visualizado através do endoscópio, o câncer de estômago se assemelha a uma úlcera, uma massa em forma de cogumelo ou com saliências, pode ser difusa, plana, com áreas espessas denominadas linite plástica.
A endoscopia também pode ser usada como parte de um exame de imagem especial conhecido como ultrassom endoscópico, que é descrito abaixo.
Ultrassom endoscópico
O ultrassom endoscópico usa ondas sonoras para produzir imagens de órgãos como o estômago. Na ultrassonografia endoscópica, um pequeno transdutor é colocado na ponta do endoscópio. Esse endoscópio é passado pela garganta até o estômago. Desse modo, o transdutor é posicionado diretamente sobre a parede do estômago, permitindo que o médico visualize as camadas da parede do estômago, bem como os linfonodos e outras estruturas. A qualidade da imagem é melhor do que um ultrassom padrão em função da proximidade.
O ultrassom endoscópico é útil para verificar a disseminação da doença na parede do estômago, nos tecidos próximos e linfonodos. Também pode ser usado para guiar uma agulha a uma área suspeita para obter uma amostra de tecido (biópsia guiada por ultrassom endoscópico).
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/12/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.