Mulheres com câncer (CA) de mama que se exercitam durante e após o tratamento, além da melhora de suas qualidades de vida, justificada pela redução dos sintomas e dos efeitos colaterais do câncer e de seu tratamento, apresentam taxas de recidivas menores e consequente aumento de sobrevida. Recentes evidências científicas sugerem que este efeito anticâncer do exercício físico se dá por dois fatores sistêmicos: crônicos (adaptação ao longo prazo), e agudos (de ação imediata).
Durante a realização do exercício, ocorrem importantes alterações de curta duração em vários componentes circulantes em nosso organismo, que em grandeza ultrapassam de longe as adaptações observadas com o treinamento em longo prazo - leia a primeira parte deste texto para saber mais sobre os efeitos crônicos. Essas alterações agudas afetam a biologia e a viabilidade de células tumorais no CA de mama. São elas:
Embora muitos estudos que corroboram este efeito oncoprotetor do exercício tenham sido realizados em modelos experimentais (não humanos), a prática regular e sistematizada do exercício físico apresenta-se como uma promissora ferramenta não farmacológica de intervenção para o manejo do CA de mama. Fica claro também que, quando olhamos para os fatores crônicos e agudos, a dose (volume e intensidade) do exercício é fator preponderante para o sucesso desta intervenção; pouco volume ou intensidade não tem efeito oncoprotetor e muito volume ou intensidade parece ter o efeito oposto.
Antes de começar a se exercitar, consulte o seu médico e procure um profissional capacitado para que a dose de seu treinamento seja ajustada para suas atuais condições físicas.
Quer saber mais sobre o assunto?
Bons treinos e até a próxima...
Rodrigo Ferraz
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.