Tipos de Câncer

Câncer de Olho


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Diagnóstico do Câncer de Olho

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/01/2014 - Data de atualização: 04/04/2017


O exame do olho realizado por um oftalmologista é muitas vezes o passo mais importante no diagnóstico do melanoma intraocular. O médico irá perguntar se você está apresentando quaisquer sintomas e avaliará sua visão e movimentos oculares. O médico também observará se existe dilatação dos vasos sanguíneos do lado de fora do olho, porque pode ser um sinal de um tumor no interior do olho. Poderão ser administradas gotas oculares para dilatar a pupila e melhorar a observação e avaliação de seus olhos. Os aparelhos que podem ser utilizados durante o exame são:

  • Oftalmoscópio. Um instrumento portátil que consiste numa luz e uma pequena lente de aumento.

  • Oftalmoscópio Indireto. Similar a um grande microscópio. Para este exame, você deve apoiar o queixo em uma pequena plataforma, enquanto o médico examina  seu olho com lentes de aumento. Este exame pode fornecer uma visão mais detalhada do interior do olho comparado com o oftalmoscópio direto.

  • Gonioscópio. É uma lente espelhada que é colocada sobre a córnea (após ser anestesiada). Isso permite que o médico veja as estruturas profundas da parte anterior do olho perto da íris. Ele pode fornecer informações sobre o crescimento do tumor em áreas do olho que de outra forma seria difícil de observar.

Na maioria das vezes se um pessoa tem melanoma ocular, o médico pode fazer o diagnóstico apenas com o exame do olho. Em alguns casos, exames de imagem, como ultrassom podem ser necessários para confirmar o diagnóstico. Muito raramente uma biópsia também é necessária.

Muitas pessoas têm um tumor benigno no olho denominado nevo de coroide, que pode às vezes ser confundido com melanoma ocular. Uma pequena porcentagem deles pode se transformar em melanoma. Se o oftalmologista encontra um deles, provavelmente solicitará exames oftalmológicos regulares para acompanhar sua evolução.

Se os sintomas e/ou os resultados do exame ocular sugerem que você possa ter câncer de olho, exames complementares poderão ser solicitados.

Fonte: American Cancer Society (05/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive