Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Diagnóstico precoce é decisivo no câncer de próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/09/2019 - Data de atualização: 24/09/2019


A idade é um fator de risco para o câncer de próstata, doença silenciosa​ com cerca de 70 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).  A boa notícia é que, se for descoberta precocemente, tem 90% de chance de cura.  No Brasil é o segundo tipo de câncer​ mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de pele.

Meu colega do Centro de Longevidade, o urologista Dr. Rodrigo Cividanes, acredita que muitos homens, por preconceito e desconhecimento, têm medo de fazer os exames preventivos, o que acaba sendo um ponto negativo, pois a prevenção é a melhor arma no combate à doença que, na fase inicial, não apresenta sintomas. Infelizmente apenas 20% dos casos são diagnosticados na fase inicial.

Segundo o Dr. Cividanes, seu rastreamento é feito através do exame de sangue, o PSA e do toque retal. Deve ser feito a partir dos 45 anos por todos os homens e a partir dos 40 anos  para os que são da raça negra ou que têm história de câncer de próstata na família.

O que é a próstata?

A próstata é a glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático​.

Fatores de risco

Idade;

Histórico de câncer na família;

Sobrepeso e obesidade.

Sintomas da doença

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Daí a importância dos exames preventivos anuais. Embora o tumor possa evoluir para outros órgãos, a grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais.

O diagnóstico é feito por uma biópsia da próstata quando se identifica alguma alteração no rastreamento.

Tratamento

O tratamento deve ser individualizado e pode ser feito com ou sem cirurgia. A cirurgia robótica​ tem se mostrado um dos mais importantes tratamentos da atualidade, por proporcionar uma recuperação mais rápida e com menor incidência de complicações pós-cirúrgicas.

De todas as maneiras, a minha recomendação e do Dr. Cividanes é procurar o médico regularmente, já que a maioria das doenças diagnosticada no começo tem maior chance de cura. Viva mais e melhor.

Fonte: Emais Estadão

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive