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[ARTIGO] Dia Mundial Sem Tabaco traz à tona discussão sobre os males causados pelo cigarro

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 29/06/2016


Celebra-se, em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco. A data, que foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca alertar a população mundial sobre os perigos e danos causados pelo cigarro e seus derivados.

Todo ano, um tema é eleito e evidenciado pela OMS e demais organizações que têm como missão combater o fumo.
 
A campanha, que assume caráter global, já ganhou força e representatividade ao colocar em pauta a necessidade de se repensar políticas de saúde que busquem combater o fumo e controlar a atuação da indústria do tabaco.

O número de mortes em decorrência do cigarro e derivados chega a 6 milhões/ano, o que corresponde a aproximadamente 17 mil mortes por dia. Segundo dados divulgados pela OMS, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Atualmente, estima-se que temos no mundo cerca de 1 bilhão e 200 mil fumantes. Se o consumo de tabaco permanecer em crescimento, acredita-se que em 2030 dez milhões de pessoas morrerão em decorrência do fumo.
 
Os números são alarmantes e por isso o Dia Mundial Sem Tabaco ganha, a cada ano, maior relevância ao redor do globo.

Para a mobilização deste ano (2012) a OMS escolheu o tema "A interferência da indústria do tabaco”, que visa discutir a importância da implementação da Convenção-Quadro para o controle do fumo e o papel assumido pela indústria do tabaco neste processo.

A indústria do tabaco sempre estará determinada a combater qualquer ação que busque conscientizar a população sobre os males causados pelo tabagismo. Por isso é tão importante que existam mobilizações e iniciativas que questionem, barrem e tentem regulamentar a atuação dos produtores de cigarro.

Veja abaixo as campanhas de Combate ao Tabaco realizadas nos últimos 5 anos. Todas foram encabeçadas pela Organização Mundial da Saúde e debatem temas distintos, sempre dentro de questões relacionadas à saúde e ao fumo.
 
 
 
 
 

2010: "Gênero com ênfase no marketing para mulheres”

2009: "Conscientização por meio de imagens nos maços de cigarro”

2008: "Pelo fim das propagandas de cigarro”



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