Tipos de Câncer

Câncer de Tireoide

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Câncer de Tireoide

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 18/09/2017


Muitos casos de câncer de tireoide podem ser diagnosticados em estágio inicial. Na verdade, atualmente, a maioria dos cânceres de tireoide é diagnosticada mais precocemente do que antigamente e podem ser tratados com sucesso.

A maioria dos cânceres de tireoide em estágio inicial são diagnosticados quando os pacientes procuram um médico em função de perceberem nódulos no pescoço. Se você tiver sinais e sintomas incomuns, como um caroço ou inchaço em seu pescoço, você deve consultar o seu médico imediatamente.

Outros tipos de câncer são diagnosticados durante exames de rotina. Atualmente não existem exames de rastreamento para o câncer de tireoide. Alguns médicos também recomendam que as pessoas examinem seus próprios pescoços duas vezes por ano para ver e sentir o aparecimento de qualquer alteração ou nódulo.

Os tumores de tireoide em estágio inicial também são diagnosticados, às vezes, quando as pessoas fazem exames de ultrassom para outros problemas de saúde, como o estreitamento das artérias carótidas ou para as glândulas paratireoides aumentadas ou hiperativas.

Os exames de sangue ou ultrassom da tireoide podem, muitas vezes, diagnosticar alterações na tireoide, mas estes exames não são recomendados para rastreamento do câncer de tireoide, a menos que a pessoa seja de um grupos de risco, devido principalmente ao histórico familiar de câncer de tireoide.

Pessoas com histórico familiar de câncer de tireoide medular, com ou sem neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN 2), podem ter um risco aumentado de desenvolver esse tipo de câncer. A maioria dos médicos recomenda o teste genético para essas pessoas quando elas são jovens, para verificar se elas têm alterações genéticas ligadas a esse tipo de câncer. Em pessoas que pertencem ao grupo de risco, mas não tem acesso aos exames genéticos, os exames de sangue podem diagnosticar o câncer de tireoide medular em estágio inicial, quando ainda pode ser curável. Ultrassons da tireoide também devem ser realizados em pessoas pertencentes ao grupo de risco.

Fonte: American Cancer Society (15/04/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive