Muitos casos de câncer de tireoide podem ser diagnosticados em estágio inicial. Na verdade, atualmente, a maioria dos cânceres de tireoide é diagnosticada mais precocemente do que antigamente e podem ser tratados com sucesso.
Os exames de sangue ou ultrassom da tireoide podem, muitas vezes, diagnosticar alterações na tireoide, mas esses exames não são indicados para o rastreamento do câncer de tireoide, a menos que a pessoa pertença a um grupo de risco, devido principalmente ao histórico familiar de câncer de tireoide. Não existem exames de rastreamentos indicados para a detecção precoce do câncer de tireoide em pessoas com risco médio para a doença.
Pessoas com histórico familiar de câncer de tireoide medular, com ou sem neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN 2), podem ter um risco aumentado de desenvolver esse tipo de câncer. A maioria dos médicos recomenda o teste genético para essas pessoas quando elas são jovens, para verificar se elas têm alterações genéticas ligadas a esse tipo de câncer. Em pessoas que pertencem ao grupo de risco, mas não tem acesso aos exames genéticos, os exames de sangue podem diagnosticar o câncer de tireoide medular em estágio inicial, quando ainda pode ser curável.
Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.