Para muitos tipos de cânceres, o diagnóstico em estágio inicial torna o tratamento mais eficaz. Dessa maneira, se recomendam exames de rastreamento para detecção precoce de determinados tipos de câncer em pessoas assintomáticas.
Mas, atualmente não existem exames de rastreamento para o diagnóstico precoce de leucemia linfoide aguda. A melhor maneira de diagnosticar a leucemia em estágio inicial é consultar um médico sobre quaisquer possíveis sinais ou sintomas de leucemia.
Algumas pessoas têm um risco aumentado de leucemia linfoide aguda ou outros tipos de leucemia em função de algumas doenças hereditárias, como a síndrome de Down. Recomenda-se que essas pessoas façam exames médicos regulares. O risco de leucemia, embora maior do que na população em geral, é ainda muito pequeno para a maioria dessas pessoas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.