Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputado pede informação sobre Política de Combate ao Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/09/2019 - Data de atualização: 12/09/2019


O que houve?

O deputado Jesus Sérgio (PDT-AC) apresentou o Requerimento n° 1.276/19, solicitando informações ao Ministro da Saúde, sobre a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer e a demora do Sistema Único de Saúde nos diagnósticos, conforme demonstrado recentemente pela auditoria do Tribunal de Contas da União.

De acordo com o deputado, a demora no diagnóstico do câncer compromete o tratamento eficaz dos pacientes, diminuindo as chances de curas.  “É necessário melhorar o atendimento no SUS contratando mais oncologistas, criando mais centros especializados para agilizar o diagnóstico e iniciar o tratamento”, argumentou. Acrescentou que quanto mais precoce é a descoberta da doença, maior o percentual de chance de cura do paciente. Por isso, serão solicitadas as seguintes informações ao Ministério da Saúde:
 

  • Qual é o plano de ação que o Ministério da Saúde vai adotar para agilizar o diagnóstico de pessoas com câncer, conforme exigência feita pelo Tribunal de Contas da União?
     
  • Qual o alcance desse plano de ação para atender a população que vive nos estados e municípios mais distantes do centro-sul do país?
     
  • Quais as falhas da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer que faz com que o diagnóstico da doença nos atendimentos do SUS seja cada vez mais demorado, chegando a levar 200 dias, em alguns casos?
     
  • Quais as providências tomadas para corrigir os principais problemas no atendimento pelo SUS?: (i) demora na marcação da primeira consulta com o Oncologista; (ii) demora na realização da biópsia e no resultado; e (iii) demora para o retorno ao médico, conforme apontado no relatório do TCU


E agora?

requerimento aguarda parecer do relator, deputado Marcos Pereira (REPUBLIC-SP), na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA).



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive