Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputado pede informação sobre Política de Combate ao Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/09/2019 - Data de atualização: 12/09/2019


O que houve?

O deputado Jesus Sérgio (PDT-AC) apresentou o Requerimento n° 1.276/19, solicitando informações ao Ministro da Saúde, sobre a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer e a demora do Sistema Único de Saúde nos diagnósticos, conforme demonstrado recentemente pela auditoria do Tribunal de Contas da União.

De acordo com o deputado, a demora no diagnóstico do câncer compromete o tratamento eficaz dos pacientes, diminuindo as chances de curas.  “É necessário melhorar o atendimento no SUS contratando mais oncologistas, criando mais centros especializados para agilizar o diagnóstico e iniciar o tratamento”, argumentou. Acrescentou que quanto mais precoce é a descoberta da doença, maior o percentual de chance de cura do paciente. Por isso, serão solicitadas as seguintes informações ao Ministério da Saúde:
 

  • Qual é o plano de ação que o Ministério da Saúde vai adotar para agilizar o diagnóstico de pessoas com câncer, conforme exigência feita pelo Tribunal de Contas da União?
     
  • Qual o alcance desse plano de ação para atender a população que vive nos estados e municípios mais distantes do centro-sul do país?
     
  • Quais as falhas da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer que faz com que o diagnóstico da doença nos atendimentos do SUS seja cada vez mais demorado, chegando a levar 200 dias, em alguns casos?
     
  • Quais as providências tomadas para corrigir os principais problemas no atendimento pelo SUS?: (i) demora na marcação da primeira consulta com o Oncologista; (ii) demora na realização da biópsia e no resultado; e (iii) demora para o retorno ao médico, conforme apontado no relatório do TCU


E agora?

requerimento aguarda parecer do relator, deputado Marcos Pereira (REPUBLIC-SP), na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA).



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive