Tipos de Câncer

Câncer de Colo do Útero


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Dê Colo, para você e para quem você ama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/08/2016 - Data de atualização: 30/08/2016




O Câncer do Colo do Útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Já existem disponíveis hoje diversas estratégias efetivas de prevenção – como a vacina contra o HPV e a realização do Papanicolaou - que visam proteger a mulher e prevenir a progressão da doença. No entanto, elas ainda são desconhecidas pela maioria da sociedade e, por isso, o Brasil vem enfrentando grandes desafios em sua efetivação.
 
A prevenção primária e a secundária, em conjunto, são essenciais para termos bons resultados na diminuição da incidência da doença, uma vez que o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção com HPV, o que é totalmente passível de prevenção. Ações adequadas e exitosas têm o potencial de salvar vidas, reduzir gastos com intervenções e tratamentos de alto custo e bastante agressivos.
 
O Instituto Oncoguia considera urgente direcionar esforços sobre a prevenção do Câncer do Colo do Útero visando melhorar e, por que não, acabar com esse cenário.
 
Dessa forma, realizamos com o apoio da organização Healthy Americas Foundation, o desenvolvimento de uma Campanha  de conscientização sobre a prevenção desse tipo de câncer. Consideramos que fazer o papanicolaou é um gesto de cuidado, de autopreservação e saúde. E que a vacina contra o HPV enfrenta questões de confiança por parte dos pais, que a associam com efeitos colaterais graves, mesmo sem nenhuma ligação comprovada por pesquisas médicas e com enormes taxas de sucesso dentro dos grupos vacinados.
 
Considerando isso, lançamos a Campanha "Dê Colo, para você e para quem você ama”.

Receber ou dar colo a alguém é um gesto de afeto. Nos primeiros meses de vida os bebês desenvolvem suas de noções de confiança e segurança através do colo. E, mais tarde, durante toda nossa vida adulta, "ganhar colo” continua significando um espaço seguro, confortável e regenerador. Então, aproximar o autocuidado com uma relação de carinho tão conhecida por todos nós, utilizando-se da coincidência nominal do colo afetivo com o colo do útero, nos oferece a possibilidade de tratar o exame de Papanicolaou, acima de todos os preconceitos e desconforto emocional que o exame possa causar, como um gesto de amor-próprio.
 
É muito importante você saber que o Câncer do Colo do Útero pode ser prevenido. Confira abaixo orientações essenciais sobre o exame papanicolaou e sobre a Vacina contra o HPV.
 
Papanicolaou

No Brasil, a realização do Papanicolaou prioriza o grupo etário de 25 a 64 anos de idade. Conforme orientações do Ministério da Saúde, o Papanicolaou deve ser feito uma vez ao ano e, se o resultado for negativo por 2 anos seguidos, pode-se passar a fazer apenas de 3 em 3 anos.
 
Vacina contra o HPV

No Brasil a vacina contra o HPV é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunizações para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos nos postos de vacinação em todo o Brasil.
 
Confira nossa galeria especial de vídeos sobre a campanha e multiplique a informação!

Além de se informar, você pode multiplicar a informação! Compartilhe o nosso conteúdo em seus perfis de redes sociais com as mulheres da sua vida e ajude a salvar vidas!

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive