O Câncer do Colo do Útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Já existem disponíveis hoje diversas estratégias efetivas de prevenção – como a vacina contra o HPV e a realização do Papanicolaou - que visam proteger a mulher e prevenir a progressão da doença. No entanto, elas ainda são desconhecidas pela maioria da sociedade e, por isso, o Brasil vem enfrentando grandes desafios em sua efetivação.
A prevenção primária e a secundária, em conjunto, são essenciais para termos bons resultados na diminuição da incidência da doença, uma vez que o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção com HPV, o que é totalmente passível de prevenção. Ações adequadas e exitosas têm o potencial de salvar vidas, reduzir gastos com intervenções e tratamentos de alto custo e bastante agressivos.
O Instituto Oncoguia considera urgente direcionar esforços sobre a prevenção do Câncer do Colo do Útero visando melhorar e, por que não, acabar com esse cenário.
Dessa forma, realizamos com o apoio da organização
Healthy Americas Foundation, o desenvolvimento de uma Campanha de conscientização sobre a prevenção desse tipo de câncer. Consideramos que fazer o papanicolaou é um gesto de cuidado, de autopreservação e saúde. E que a vacina contra o HPV enfrenta questões de confiança por parte dos pais, que a associam com efeitos colaterais graves, mesmo sem nenhuma ligação comprovada por pesquisas médicas e com enormes taxas de sucesso dentro dos grupos vacinados.
Considerando isso, lançamos a Campanha
"Dê Colo, para você e para quem você ama”.
Receber ou dar colo a alguém é um gesto de afeto. Nos primeiros meses de vida os bebês desenvolvem suas de noções de confiança e segurança através do colo. E, mais tarde, durante toda nossa vida adulta, "ganhar colo” continua significando um espaço seguro, confortável e regenerador. Então, aproximar o autocuidado com uma relação de carinho tão conhecida por todos nós, utilizando-se da coincidência nominal do colo afetivo com o colo do útero, nos oferece a possibilidade de tratar o exame de Papanicolaou, acima de todos os preconceitos e desconforto emocional que o exame possa causar, como um gesto de amor-próprio.
É muito importante você saber que o Câncer do Colo do Útero pode ser prevenido. Confira abaixo orientações essenciais sobre o exame papanicolaou e sobre a Vacina contra o HPV.
Papanicolaou
No Brasil, a realização do Papanicolaou prioriza o grupo etário de 25 a 64 anos de idade. Conforme orientações do Ministério da Saúde, o Papanicolaou deve ser feito uma vez ao ano e, se o resultado for negativo por 2 anos seguidos, pode-se passar a fazer apenas de 3 em 3 anos.
Vacina contra o HPV
No Brasil a vacina contra o HPV é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunizações para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos nos postos de vacinação em todo o Brasil.
Confira nossa galeria especial de vídeos sobre a campanha e multiplique a informação!
Além de se informar, você pode multiplicar a informação! Compartilhe o nosso conteúdo em seus perfis de redes sociais com as mulheres da sua vida e ajude a salvar vidas!