Tipos de Câncer

Câncer de Cabeça e Pescoço


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Campanha de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/04/2015 - Data de atualização: 18/04/2015


O diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço é algo que muda a vida de qualquer pessoa. Muitas acreditam que entender os detalhes do seu tipo de câncer e tratamento, ajuda a lidar com as mudanças que enfrentará após o diagnóstico da doença. Pensando em ajuda-lo a compreender a doença e tirar as suas dúvidas, criamos este espaço com os diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço, com detalhes categorizados pela localização do tumor primário.
 

Cabeça e pescoço


Pontos Importantes:

 

 

  • A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço começam nas células escamosas que revestem a superfície interna de diferentes órgãos da cabeça e pescoço.

 

 

 

  • O tabagismo, alcoolismo e a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) são importantes fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço.

 

 

  • Os sintomas típicos dos cânceres de cabeça e pescoço incluem inchaço ou aparecimento de caroço ou ferida, por exemplo, na boca, que não cicatriza, dor de garganta que não desaparece, dificuldade para engolir ou rouquidão. 

 

 

  • A reabilitação e o acompanhamento clínico regular são partes fundamentais do tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço.


O que é o Câncer de Cabeça e Pescoço?

O câncer pode ocorrer em qualquer tecido ou órgão localizado na cabeça e no pescoço. Câncer de cabeça e pescoço é um termo usado para descrever uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, garganta, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais e ao redor dos olhos.

Os cânceres são tratados de acordo com a localização do tumor primário, ou do local do corpo onde se iniciou. É importante saber o termo clínico do tipo de câncer, para que você possa encontrar as informações corretas, uma vez que, por exemplo, o tratamento do câncer de seios nasais não é o mesmo que o do câncer de orofaringe.

Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço:

 

 

 


O câncer de cavidade oral é também conhecido como câncer de boca. O câncer de boca é um câncer que se origina nas células das estruturas que compõem a boca; e, o câncer da orofaringe na orofaringe, que é a parte logo atrás da boca. Saiba mais sobre a anatomia, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e como viver com o câncer de cavidade oral e orofaringe.

 

 

 

 


O câncer de glândulas salivares começa nas glândulas salivares (parótida, submandibular e sublingual). Saiba mais sobre a anatomia, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e como viver com o câncer de glândulas salivares.

 

 

 

 


Esta seção abrange os cânceres dentro da cavidade nasal (nariz) e dos seios paranasais, cavidades localizadas próximas ao nariz. Saiba mais sobre a anatomia, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e como viver com o câncer de cavidade nasal e seios paranasais.

 

 

 

 


Os cânceres de laringe e hipofaringe são devido ao crescimento desorganizado das células dessa região ou devido a que células cancerosas se espalharam para os linfonodos do pescoço dentro de um sítio de tumor primário diferente, ou ainda poderiam ser linfomas e sarcomas que começam no pescoço. Saiba mais sobre a anatomia, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e como viver com o câncer de laringe e hipofaringe.

 

 

 

 


Os cânceres de garganta incluem a nasofaringe, localizada atrás do nariz, da orofaringe (que inclui as amígdalas e a base da língua), bem como a caixa de voz e a entrada para o esôfago. Saiba mais sobre a anatomia, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e como viver com o câncer de nasofaringe.

 

 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive