top
Tipos de Câncer

Câncer de Ovário


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Movimento Global para a Conscientização sobre o Câncer de Ovário

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/05/2015 - Data de atualização: 06/05/2016


O Câncer de Ovário é um tipo de tumor conhecido como o "câncer silencioso”, isso porque na fase inicial, os sinais se assemelham a problemas de saúde corriqueiros e aparentemente "normais”, como perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes e complicações intestinais.

Grande parte das mulheres, porém, não reconhece a ligação entre tais sintomas e o câncer de ovário e, por isso, muitas são diagnosticadas em estágio avançado, o que dificulta as chances de cura e torna a doença altamente letal.

Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia (sem que haja a necessidade de quimioterapia e radioterapia), apresentando a perspectiva de vida para mais de 5 anos em 90% dos casos. Mas, para que isso aconteça, a mulher deve estar atenta aos sintomas e, o mais importante, deve procurar o médico assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo.

Dia Mundial do Câncer de Ovário


Pensando em mudar o cenário do câncer de ovário no Brasil e no mundo, em 2013, foi criada uma campanha global para conscientizar e sensibilizar as mulheres sobre os sinais e sintomas da doença e para "dar voz” a esse câncer que é tão silencioso. Diferentemente do câncer de mama, o de ovário é pouco discutido, campanhas de conscientização ainda são escassas e, por isso, ONGs de diversas partes do mundo se uniram a fim de dar destaque ao tema.

No Dia 8 de maio de 2016 acontecerá a quarta edição do 'Dia Mundial do Câncer de Ovário'


Nessa data, organizações de pacientes de diversas partes do mundo irão se unir para educar a população feminina de seus países a respeito dos sinais e sintomas da doença e assim garantir que essas pacientes possam diagnosticar precocemente o câncer, ter acesso a tratamentos de qualidade e seus direitos garantidos.

Visite o site oficial da campanha e assine a carta de compromisso de divulgar a campanha para as mulheres da sua vida.

Fatos mundiais sobre o Câncer de Ovário

O câncer de ovário é diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo, sendo responsável por 140.000 óbitos por ano.

Os dados estatísticos indicam que apenas 45% das mulheres com câncer de ovário têm probabilidades de sobreviver por cinco anos, em comparação com 89% das mulheres com câncer de mama.

Não existe nenhum exame de detecção eficaz para o câncer de ovário.
O câncer de ovário é o tipo de câncer ginecológico mais mortal.


É Importante saber

Muitas vezes, os sintomas do câncer de ovário podem ser confundidos com outros problemas menos graves, como as enfermidades gastrointestinais. Tais sintomas poderão englobar:

  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual).
  • Dificuldade de comer / sensação de plenitude.
  • Dor abdominal ou pélvica.
  • Necessidade urgente e frequente de urinar.

Visite seu médico de família se você tiver um ou mais desses sintomas por mais de três semanas.

Se você tiver antecedentes familiares, converse com seu médico sobre aconselhamento genético.

Fatos principais

  • Todas as mulheres estão em risco de ter câncer de ovário.
  • O conhecimento sobre os primeiros sinais da doença pode salvar vidas.
  • O diagnóstico na fase inicial da doença aumenta a possibilidade de sobrevivência da mulher.
  • O câncer de ovário é muitas vezes diagnosticado em fase avançada.
  • Muitas mulheres acreditam erradamente que o teste do esfregaço cervical Papanicolaou detecta o câncer de ovário.

Confira nossa galeria especial de vídeos sobre a campanha e multiplique a informação!

Além de se informar, você pode multiplicar a informação! Compartilhe o nosso conteúdo em seus perfis de redes sociais com as mulheres da sua vida e ajude a salvar vidas!

Você Precisa Saber - Câncer de Ovário

Você Precisa Saber

E você, já parou para pensar sobre o que você sabe a respeito do Câncer de Ovário? Conheça nossa nova campanha, fique de olho e cuide-se, você é muito importante

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2016 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive