Desde os anos 90, inúmeras pesquisas científicas sobre os efeitos da realização regular e sistematizada do exercício físico no câncer e seu tratamento foram publicadas com resultados indiscutíveis. Temos agora um sólido corpo de conhecimento que atesta o exercício como uma ferramenta de intervenção terapêutica no câncer. Logo, o profissional da área da saúde que não oferecer esta possibilidade ao seu paciente, ou está sendo omisso ou, ao menos, está mal informado.
Para que não ocorram mais negligências e desinformações, chegamos a um momento crucial: organizar este conhecimento a fim de que todos tenham acesso a ele. Além disso, no meio de tantas publicações, é preciso criar critérios para filtrar as boas das não tão boas pesquisas, os resultados milagrosos dos reais, resumindo, a pseudociência da ciência. Para começar, devemos entender o básico: como o exercício atua no organismo do paciente com câncer. Para isso, a fim de simplificá-lo, dividi este processo em três níveis:
Fica claro, com este modelo de níveis, que o exercício estimula cascatas de reações no organismo do paciente com câncer que culminam em sua melhora da qualidade de vida e aumento de sobrevida. Ratifico a importância do profissional da área de saúde em entendê-los e estimular a prática de exercícios físicos em seus pacientes.
Dicas de Leitura:
Até a próxima...
Rodrigo Ferraz
As opiniões contidas nos artigos assinados pelos nossos colunistas refletem unicamente a opinião do autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.