Tipos de Câncer

Câncer de Endométrio

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Classificação dos Carcinomas de Endométrio

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/11/2015 - Data de atualização: 24/04/2019


Os médicos classificam os carcinomas de endométrio de acordo com a causa e o prognóstico.

O grau de um câncer de endométrio está baseado na quantidade de glândulas que o formam e que são similares às glândulas encontradas no endométrio normal e sadio. Em cânceres de baixo grau (graus 1 e 2) a maioria forma grupos glandulares.  Quanto mais alto o grau (grau 3), mais células cancerígenas estão agrupadas de forma irregular ou desorganizada e não formam grupos glandulares.

  • Grau 1. Tumores com 95% ou mais de tecido cancerígeno que forma glândulas.
  • Grau 2. Tumores com 50 a 94% de tecido cancerígeno que forma glândulas
  • Grau 3. Tumores com menos da metade do tecido cancerígeno formando glândulas é chamado de alto grau. Tendem a ser agressivos e têm um prognóstico menos favorável que os de baixo grau G1 e G2.

Câncer de endométrio tipo 1. Este tipo podem ser causados pelo excesso de estrógeno. Às vezes se desenvolvem a partir de uma hiperplasia atípica, um crescimento anormal de células no endométrio. Geralmente, os cânceres tipo 1 não são muito agressivos e demoram para se disseminarem. Os cânceres endometrioides graus 1 e 2 são cânceres de endométrio tipo 1.

Câncer de endométrio tipo 2. Este tipo constitui apenas um pequeno número de cânceres de endométrio. Não se tem certeza do que provoca este tipo de câncer, mas eles não parecem ser causados ​​por excesso de estrogênio. Os cânceres tipo 2 incluem todos os carcinomas endometriais que não são do tipo 1, como o carcinoma papilar seroso, carcinoma de células claras, carcinoma indiferenciado e o carcinoma endometrial grau 3. Estes cânceres são chamados de pouco diferenciados ou de alto grau. Como são propensos a crescer e se disseminar fora do útero, eles têm um pior prognóstico. Os médicos tendem a tratar esses cânceres de forma mais agressiva.

Carcinossarcoma uterino. O carcinossarcoma uterino começa no endométrio e tem características tanto do carcinoma endometrial como do sarcoma. O carcinossarcoma uterino é considerado um tipo de carcinoma de endométrio tipo 2. Os carcinossarcomas também são conhecidos como tumores mesodérmicos malignos mistos ou tumores mullerianos mistos malignos. Representam cerca de 4% dos cânceres uterinos.

Fonte: American Cancer Society (29/02/2016)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive