Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de mama: SP tem série de atividades educativas gratuitas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/10/2018 - Data de atualização: 05/10/2018


No mês de conscientização do câncer de mama, um casarão nas imediações da Avenida Paulista, em São Paulo, vai oferecer uma série de atividades gratuitas voltadas à prevenção da doença. A ação organizada pelo Coletivo Pink conta com programação de quinta a domingo durante todo o mês de outubro.

Entre as atividades, estão workshops para as famílias que enfrentam a doença, com foco na importância da qualidade de vida; oficinas; Yoga para pacientes e aula de culinária.

Ao longo desse período, cada uma das pacientes que passar pelas oficinas da casa será retratada por uma ilustradora profissional. E os desenhos passarão a compor as paredes da casa, como forma de reforçar os conceitos de pertencimento e representatividade.

No site do projeto é possível conferir a agenda completa do mês e se inscrever nas oficinas que exigem reserva de horário ou dispõem de vagas limitadas. Esse é o caso do Escape Pink: uma atividade interativa em que cada visitante será convocado a desvendar informações sobre a doença de forma lúdica e criativa. Com sessões a cada meia hora, a atividade funcionará aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

O Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes: Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Fundação Laço Rosa, grupo Meninas de Peito e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama): algumas das principais associações de pacientes oncológicos do País  e  a Pfizer.

1ª semana:  4 a 7 de outubro

Tema: Alimentação, exercícios e álcool: meus hábitos podem interferir no câncer de mama?

Sociedade: aula coletiva de ioga no jardim da casa – um estímulo para o combate ao sedentarismo, fator de risco para o câncer de mama; debate com educador físico, nutricionista e oncologista.

Pacientes: Masterchef Saudável – oficina sobre marmita saudável, germinação e fermentação natural com o chef Guilherme Cardadeiro, do programa Masterchef; oficina de hortas orgânicas em casa; aula de ioga customizada com instrutora-paciente.

2ª semana: 11 a 14 de outubro

Tema: Mulher moderna, família, filhos e hereditariedade: como esses fatores se relacionam com o câncer de mama?

Sociedade:  Bike Food Garden (receitas de família tomarão conta do jardim da casa a bordo de charmosas bicicletas); debate com ginecologista, mastologista, pacientes e influenciadoras com foco em questões como maternidade tardia, genética e amamentação como fator protetor.

Pacientes: Criando terrários (jardins de pote) – Minhas Raízes; Artesanato em família: Construindo juntas peças de mosaico; Oficina de automaquiagem: feminilidade e autoestima; Técnicas de fotografia para celular – registrando momentos em família.

3ª semana: 18 a 21 de outubro

Tema: Enfrentamento da doença, sonhos, futuro e câncer de mama.

Sociedade: Espelho mágico – em um móvel da casa, o visitante encontrará um quiz educativo sobre o câncer de mama; coleta de bilhetes dos visitantes para a árvore de recados, com mensagens destinadas às pacientes; retratos feitos por ilustradores com o mote: como me vejo no futuro?; debate com psicóloga especializada em oncologia, médica de cuidados paliativos, oncologista e pacientes.

Pacientes: Oficina lúdica de filtro dos sonhos – uma reflexão sobre o futuro; workshop de crochê moderno – quando passado e presente se encontram.

4ª semana: 25 a 27 de outubro

Tema: Papo Pink e eventos de encerramento.

Rodas de conversa sobre coaching feminino, empoderamento e finanças com as pacientes; bate-papo sobre relacionamento, afeto e sexo; evento de encerramento com a colheita da árvore de recados produzida pelos visitantes, contando com a participação de todas as pacientes que passaram pela casa e seus familiares (essas pacientes produzirão um quadro de assinaturas digitais, peça que permanecerá na casa como memória de sua importância durante o Outubro Rosa).

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e busca estimular a  participação da população, empresas e entidades.

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Matéria publicada no Catraca Livre em 01/10/2018



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive