Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de laringe afasta músico dos Titãs dos palcos; conheça os sintomas da doença

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/05/2018 - Data de atualização: 29/05/2018


O músico Branco Mello, baixo e voz dos Titãs, ficará afastado dos palcos  para tratar um tumor na laringe, segundo informou a assessoria da banda nesta segunda-feira (28). Ele deverá retomar suas atividades apenas no segundo semestre, no início da turnê do DVD da ópera "Doze Flores Amarelas”. Até lá, Lee Marcucci, deverá assumir o baixo e seguir os shows com os outros integrantes, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Beto Lee e Mário Fabre.

Predominante em homens, o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço (25%) e representa cerca de 2% de todos os tipos de câncer no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2018 são previstos 7.670 novos casos da doença, prevalente principalmente entre os homens, que são mais de 80% dos pacientes.

Entre as causas principais, o álcool e o tabaco são as que mais contribuem para este tipo de câncer. Para se ter uma ideia, fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Quando se associa fumo e álcool, o número sobe para 43. Além disso, estresse, má-alimentação e mau uso da voz também estão intimamente ligados à doença.

Entre os sintomas – que dependem muito da localização da lesão na laringe – a dor de garganta, alteração da voz, dificuldade de engolir, dificuldade para respirar ou falta de ar e a sensação de "caroço” na garganta são alguns sinais, mas a rouquidão é o principal deles.

Rouquidão sem motivo

Esta rouquidão muitas vezes é confundida com a relacionada ao esforço vocal ou à laringite ligada a gripes e resfriados, mas ao contrário delas não vem associada com febre e dor e não evolui para a cura. Segundo orientações do Inca, caso haja rouquidão sem motivo aparente por mais de duas semanas o médico deve ser consultado.

Assim como os demais tipos de câncer, o sucesso do tratamento do câncer de laringe – que todo ano vitima mais de 4 mil pessoas em todo país – depende diretamente da detecção precoce, por isso é importante ficar atento aos sinais, principalmente nos casos em que há fatores de risco como tabagismo e uso frequente de álcool.

Em outubro de 2011 o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno de laringe, conforme informado na época pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após tratamento, em fevereiro de 2012 os médicos informaram que o câncer havia sido curado e desde então não há indícios de recidiva da doença.

Fonte: Gazeta do Povo

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive