Especial

Prevenção

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Como se Prevenir do Câncer de Colo do Útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/10/2014 - Data de atualização: 24/08/2017


A forma mais comum do desenvolvimento de um câncer do colo de útero é a partir de alterações pré-cancerosas. Existem duas maneiras de impedir o desenvolvimento da doença: a primeira é detectar e tratar as lesões pré-cancerosas antes que se tornem malignas, e a segunda é para prevenir as condições pré-cancerosas.

Detecção de Lesões Pré-Cancerosas

Uma maneira comprovada para prevenir o câncer do colo do útero é a realização de exames, como o Papanicolaou e HPV, para detectar a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se transformem em tumores malignos. Uma lesão pré-cancerosa encontrada pode ser tratada, evitando que se torne um câncer.

O exame de Papanicolaou (também conhecido como exame preventivo) é um procedimento realizado para coletar células do colo do útero que serão analisadas sob um microscópio para determinar a presença de câncer e pré-câncer. Estas células também podem ser usadas para verificar a existência do HPV. O exame de Papanicolaou pode ser feito durante um exame pélvico, mas nem todos os exames pélvicos incluem o exame de Papanicolaou.

A realização do exame de Papanicolaou prioriza o grupo etário de 25 a 64 anos de idade. Conforme orientações do Ministério da Saúde, o exame de Papanicolaou deve ser feito uma vez ao ano e, se o resultado for negativo por 2 anos consecutivos, pode-se passar a fazer apenas de 3 em 3 anos (Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero - INCA, 2016).

O teste de HPV pode ser feito na mesma amostra das células coletadas do exame de Papanicolaou.

Como Evitar Lesões Pré-Cancerosas

  • Evitar a exposição ao HPV.
  • Tomar vacina contra o HPV.
  • Não fumar.

Vacina contra o HPV
 

No Brasil, a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS seguindo o esquema de 2 doses, com intervalo de 6 meses, sendo disponibilizada para:

  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos nos postos de vacinação.
  • Homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV, e imunodeprimidos (transplantados, oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, nos 42 CRIES - centros de referência de imunobiológicos especiais presentes em todos os Estados brasileiros) mediante solicitação médica.

Fonte: American Cancer Society (05/12/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive