Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer Colorretal – 6 coisas que você precisa saber

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/03/2022 - Data de atualização: 29/03/2022


Na maioria das vezes, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental.

Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores as chances de cura da doença. Infelizmente 75% dos casos diagnosticados em 2021 foram em fases mais avançadas da doença. (Fonte Radar do câncer) 

Encerrando março, mês de conscientização do câncer colorretal, o Oncoguia aproveita para ressaltar 6 coisas que todo mundo precisa saber sobre a doença:

1. É o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e mulheres. 
20.520 homens e 20.470 mulheres. (estatísticas do Inca para casos diagnosticados por ano no Brasil)

2. Sim, você precisa prestar atenção nas suas fezes. Sem tabu e sem frescura: é muito importante que você observe as suas fezes. Preste atenção também no seu hábito intestinal (mudou? Está muito variado?) Ou seja, o seu cocô ficou diferente e permanece assim? Converse com o seu médico! Você pode procurar um proctologista ou um clínico geral. 

3. A colonoscopia é o exame que previne o câncer colorretal. Isso é muito importante! 
O procedimento dura de 15 a 30 minutos e o paciente é sedado para evitar qualquer desconforto.
Se você tem mais de 50 anos ou se tem casos da doença na família, converse com seu médico e faça exames de rotina. 

4. Nem todo paciente com câncer colorretal usa bolsa de colostomia. E nem toda bolsa de colostomia é definitiva.Atualmente, com o avanço das técnicas cirúrgicas e das opções de tratamento, as colostomias não são uma opção frequente e quando necessárias, são muitas vezes temporárias.

5. Ter um pólipo não significa ter câncer colorretal.
Os pólipos podem ser benignos ou pré-cancerígenos, mas em alguns casos, se não forem retirados, podem se tornar malignos (câncer). Os pólipos são retirados durante a colonoscopia.

6. Ficar longe de salsichas, salames, linguiça e outros, é fundamental na prevenção do câncer colorretal.Cuidar da sua alimentação é cuidar da sua saúde. 

Sobre o Oncoguia
O Oncoguia é uma ONG que há 12 anos apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.

Conheça nosso Radar do Câncer Colorretal:

Matéria publicada Revista Feridas em 29/03/2022.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive