Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer: 6 mudanças de hábitos ajudam prevenção e tratamento

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/05/2021 - Data de atualização: 21/05/2021


Infelizmente, a morte precoce do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em função de um câncer nos traz reflexões sobre as causas e até o comportamento frente a essa doença tão devastadora para alguns pacientes. E ao refletir, observamos que vários estudos científicos recentes demonstraram que o passado ativo, esportivo ou só recreativo, de pacientes que desenvolvem algum tipo de câncer faz diferença no tratamento e até na evolução dessa doença em boa parte dos casos. É do conhecimento das pessoas, ainda, que quando um câncer é descoberto precocemente, a chance de sucesso na cura é elevado.

Isso tem sido uma verdade animadora. Cada tipo de câncer tem suas características de evolução e em alguns deles a cura chega a entre 95% e 98%. Fatores genéticos têm hoje grande importância para alguns tumores malignos, e com essa informação pode-se prevenir algumas surpresas em determinadas famílias. Sabemos que certos canceres têm maior frequência em determinadas famílias e isto pode ser rastreado e corrigido.

Os hábitos de vida ainda afetam o maior risco de aparecimento de certos tipos de tumores malignos, como por exemplo:

  1. O sedentarismo facilita o surgimento de câncer de intestino, de próstata e de mama, segundo pesquisas recentes;
  2. O tabagismo facilita o aparecimento do câncer de pulmão, da boca, da língua e de bexiga;
  3. Os erros alimentares, principalmente a ingestão excessiva de gorduras por longos anos, facilitam o surgimento de câncer do aparelho digestivo;
  4. A exposição ao sol sem proteção facilita o surgimento de cânceres de pele;
  5. A vacinação de jovens contra HPV reduz a incidência principalmente de câncer de colo de útero entre as mulheres;
  6. Consultar médicos regularmente e realizar os exames pedidos aumenta a chance da descoberta de um câncer no início, o que melhora o prognóstico da doença.

Todos são fatores modificáveis. Uma busca por uma vida mais saudável e que previna o surgimento de câncer passa, portanto, pela prática regular de atividades físicas, por não fumar, pelo uso de proteção solar, por uma alimentação saudável e equilibrada e por consultas médicas de rotina. Além disso, a vacinação de jovens contra o HPV tem grande influência na diminuição de casos de câncer de colo de útero, principalmente.

Na procura de minimizar o risco, alimentos industrializados aos poucos são modificados para um resultado mais saudável possível, principalmente na procura de conservantes diferentes dos atuais, que preservem a saúde alimentar no longo prazo.

A prática esportiva sem dúvida funciona como um forte fator preventivo para milhões de atletas, segundo a ciência tem demonstrado; desde a regularidade da prática até o seu entorno, composto por suplementos e protetores solares. Evidente que outros fatores são muito importantes, como a poluição das grandes metrópoles, um fator preocupante para o qual vários países estão tentando modificar, substituindo a combustão de derivados do petróleo por outras soluções não poluentes. Essa busca de substitutos dos poluentes tem sido forte e a expectativa é de que em alguns anos teremos várias soluções para a poluição ambiental, uma das causas de aumento do número de pessoas com câncer.

Fonte: Globo Esporte

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive