Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Campanha "Setembro Dourado" será lançada nesta quinta-feira (2/9)

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/09/2021 - Data de atualização: 02/09/2021


A Santa Casa de Montes Claros, no Norte de Minas, inicia nesta quinta-feira (2/9) uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A ação faz parte do "Setembro Dourado", criada com o objetivo de alertar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infanto-juvenil.

 De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos aqui no Brasil. Este número representa de 1 a 3% de todos os casos de câncer diagnosticados e tem, em média, mais de 8 mil novos casos por ano.

A sede da entidade tem capacidade para 20 crianças, acompanhada dos pais. Elas recebem alimentação, medicamentos e o transporte gratuito nos deslocamentos ao hospital para o tratamento de radioterapia, quimioterapia, consulta e outros procedimentos.

O "Setembro Dourado" é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - Coniacc, que congrega instituições espalhadas por todo o Brasil. As instituições afiliadas divulgam a campanha em suas regiões com o objetivo de levar conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A médica oncologista pediátrica Sabrina Eleutério, da Santa Casa de Montes Claros, ressalta a necessidade de conscientização das pessoas sobre a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, visando elevar as chances de cura. 
 
"Quando a gente fala em conscientização, isso, na verdade, é levar informações à população para que as pessoas consigam reconhecer os sinais e sintomas precoces do câncer tanto na crianças como no adolescente", afirma a especialista.

"O dignóstico precoce permite começar o tratamento de forma imediata, aumentando as chances de sucesso no tratamento", enfatiza. Sabrina Eleutério salienta que quando mais cedo o câncer infanto-juvenil for descoberto, as condutas médicas serão facilitadas, com melhoria de vida para o paciente.

Ela assegura que a descoberta em caráter ainda inicial agiliza o tratamento. "Garante uma quantidade menor de sintomas e faz com que a criança ou adolescente seja capaz de responder bem à quimioterapia, cirurgia, radioterapia ou qualquer outro procedimento. Permite que a criança e o adolescente tenham menos toxidade ao tratamento, com menos efeitos colaterais", relata a oncologista. 

A especialista destaca que a Santa Casa de Montes Claros é referência no tratamento do câncer infanto-juvenil no Norte de Minas. "Tendo um centro de referência, a gente consegue fazer a divulgação do serviço e conseguir mais recursos para a evolução do tratamento", afirma. 
 
"Isso é algo desafiador. Com esse centro de referência, construímos uma imagem para a gente conseguir um índice de cura igual aos centros mais estabelecidos em São Paulo e em outros locais de nível internacional", destaca Sabrina Eleutério.
 
"Diagnosticar precocemente o câncer na infância e juventude pode definir a cura, além disso pode representar a cura sem sequelas", afirma Álvaro Gaspar Costa, presidente da Fundação Sara a vice-presidente da Coniacc.
 
"Como na infância não é possível a prevenção, só nos resta fazer o diagnóstico com agilidade, pois diferente do adulto a nossa luta é contra o tempo", completa Álvaro.
 
Missa em açao de graças
 
O lançamento da campanha "Setembro Dourado" será marcado com uma missa em ação de çraças, que será celebrada no pátio interno da Santa Casa de Montes Claros, nesta quinta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Instagram do hospital e da Fundação Sara. Ao longo deste mês, estão previstas uma série de ações como palestras, com o objetivo de levar conhecimento à comunidade sobre o câncer infanto-juvenil.

Fonte: Estado de Minas 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive