top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Blogueira motiva mulheres com câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/05/2013 - Data de atualização: 21/05/2013


Em 2011, a fisioterapeuta Evelin Scarelli, de 24 anos, enfrentou um câncer de mama. Quando os cabelos castanhos, que batiam na cintura, tiveram de ser raspados na fase de quimioterapia, ela começou a montar uma coleção de lenços de todos os tipos e cores, que amenizavam a ausência dos belos fios. Recuperada no ano passado, decidiu se livrar das dezessete peças acumuladas. "Elas me remetiam a um período duro e poderiam ser mais úteis em outras mãos”, explica Evelin, que havia criado um blog para aproveitar o espaço para contar sobre a superação da doença e anunciar ali a oferta. A iniciativa fez sucesso e deu origem ao Lenço Cor de Rosa, projeto voltado à motivação de mulheres que lutaram contra esse mal.

A ideia é estimular garotas e senhoras que venceram o problema a encaminhar esses acessórios usados na época difícil de presente a quem está no meio da briga. De tecidos como algodão, cetim e seda, eles chegam pelo correio dentro de um embrulho com laço de fita e uma carta manuscrita por Evelin, que relata brevemente sua história. O número de contempladas desde janeiro já está perto de 200.

Débora Monteiro, de 42 anos, está entre elas: ganhou uma peça lilás florida. "É emocionante ver algo enviado por alguém com quem não tenho vínculo afetivo, mas que se dispõe a me ajudar”, afirma a assistente social, moradora de Santo André, que se trata de câncer nas mamas. O trabalho chamou a atenção do Instituto Oncoguia, associação de defesa dos direitos dos pacientes, que divulga o que é possível exigir de planos de saúde, por exemplo.

Há dois meses, a ONG contratou a jovem. "Adotamos o projeto e a Evelin”,diz a presidente, Luciana Holtz. A blogueira criou então a página Espaço Corde Rosa — Instituto Oncoguia no Facebook, na qual, além de convocar gente para as doações (que incluem ainda perucas e próteses mamárias), publica dicas de bem-estar e reproduz histórias semelhantes à sua. "Gosto de mostrar para as pessoas que, se eu me curei, elas também podem conseguir.”

Fonte: Veja São Paulo



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive