Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Audiência debaterá tratamento de câncer de pele pelo SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/09/2021 - Data de atualização: 02/09/2021


A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao câncer realiza nesta quinta-feira (2) audiência pública para debater o tratamento de pacientes com câncer de pele/melanoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O debate foi sugerido pela deputada Silvia Cristina (PDT-RO). Ela afirma que, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, o câncer de pele foi a causa principal de morte em 3.752 pessoas no Brasil, no ano de 2015. Foram 1.794 óbitos advindos do câncer de pele melanoma e 1.958 óbitos para câncer de pele não melanoma. "Desse total de mortes em 2015, 57% eram homens e 75% tinham mais de 60 anos", ressalta.

"O câncer de pele/melanoma é uma doença que facilmente poderia ser diagnosticada ainda no início, porém, 15% dos pacientes são diagnosticados em fase de metástase. O diagnóstico precoce continua trazendo maiores chances de cura do tumor e até mesmo reduzindo as chances de uma intervenção cirúrgica", diz a deputada.

Silvia Cristina lembra que o principal fator de risco é a exposição à radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares e nas unidades de bronzeamento artificial (câmaras de bronzeamento).

Convidados

Entre os convidados para o debate estão representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Vencer o Câncer, do Instituto Oncoguia e da Entidade Melanoma Brasil.

Confira a lista completa de convidados

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 13.

Matéria publicada pela Agência Câmara de Notícias em 02/09/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive