Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Aprovado projeto que institui o Dia Nacional do Laringectomizado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/07/2018 - Data de atualização: 04/07/2018


O que houve?

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (4), o PL nº 8.175/17, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que institui o Dia Nacional do Laringectomizado, a ser celebrado no dia 11 de agosto de cada ano, em todo o território nacional, quando serão efetivadas ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe.

Em parecer apresentado, o relator da matéria, deputado Antônio Jácome (PODE-RN) destacou que a instituição de uma data específica para a mobilização social em torno da prevenção do câncer de laringe é importantíssima, pois chama atenção da sociedade para esse tema. Para ele, a detecção precoce do câncer na laringe, principal causa da laringectomia, é imprescindível para o tratamento adequado da enfermidade, para a redução de mutilações e para a sobrevida do paciente. O deputado recomenda, inclusive, que as pessoas procurem o auxílio quando surgirem, sem motivo aparente, e por mais de duas semanas consecutivas, os sintomas mais comuns da doença, que são rouquidão, dor durante a deglutição e falta de ar.

A fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, Jácome propôs em seu relatório a realização de campanhas periódicas voltadas ao assunto, de amplo alcance, nas quais se divulguem não apenas os sinais de alerta da doença, como também se noticiem os fatores de risco associados a esse tipo de câncer, como o uso de tabaco, agravado pelo consumo associado de álcool, a má alimentação e a contaminação pelo vírus HPV2.

Durante a discussão do projeto na CSSF, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) parabenizou o autor e o relator do projeto em nome da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), organização que trabalha em defesa dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil.  

Carmen ressaltou que os prédios das esplanadas estão iluminados com a cor verde em comemoração à prevenção do câncer de cabeça e pescoço. 

Após a aprovação, o autor do projeto de lei, deputado Valdir Colatto, agradeceu o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do projeto e enfatizou a importância do Dia do Laringectomizado para esclarecer a população sobre o tema. Os deputados Paulo Foletto (PSB-ES) e Benedita da Silva (PT-RJ) também manifestaram o apoio à iniciativa durante a sessão da CSSF.

E agora?

A matéria seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em decisão terminativa. Ou seja, caso o projeto seja aprovado na CCJC e não seja apresentado recurso, seguirá para análise do Senado Federal.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive