Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Apesar de campanhas educativas, jovens estão voltando a fumar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/12/2018 - Data de atualização: 21/12/2018


Apesar das inúmeras campanhas voltadas ao desencorajamento ao consumo do cigarro, a prevalência de fumantes entre jovens de 18 a 24 anos das capitais brasileiras cresceu de 7,4% para 8,5% entre 2016 e 2017. A estimativa é de que cerca de 90% dos tabagistas começaram a fumar antes dos 18 anos. Os dados foram divulgados pela diretora executiva da Aliança de Combate do Tabagismo (ACT), Mônica Andreis.

Mônica apresentou uma pesquisa onde 90% dos tabagistas começaram a fumar antes dos 18 anos. Foto: Nathalia Amaral/ODIA

Segundo a ACT, o crescimento do consumo do cigarro entre jovens é impulsionado por diversos fatores, entre eles: aditivos de aroma e sabor que tornam o cigarro mais palatável e facilitam a iniciação por jovens, além de aumentarem o potencial de dependência ao elevar a eficiência da liberação de nicotina; a exposição de maços de cigarro em pontos de venda perto de balas e doces, usada como estratégia para chamar a atenção de crianças e jovens; novos produtos de tabaco, como cigarros eletrônicos; uso de marketing nas redes sociais através de influenciadores digitais, entre outros.

O aumento do consumo influencia diretamente nos números de pacientes com câncer de pulmão, já que fumantes chegam a ter 20 vezes mais chances de ter este tipo de câncer do que não fumantes. Contudo, os riscos envolvidos com o consumo de cigarro não se restringem apenas ao câncer de pulmão, o tabagismo também influencia no surgimento de outros tipos de câncer, como boca, faringe, laringe e esôfago, sendo responsável por 30% das mortes por câncer.

Matéria publicada pelo Portal O Dia em 20/12/2018



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive