Dor Oncológica

Controle da Dor Oncológica


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Anti-inflamatórios Não Esteroides

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/06/2015 - Data de atualização: 22/06/2015


Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são muito parecidos com o ácido acetilsalicílico. Sozinhos ou combinados com outros medicamentos, os AINEs podem controlar a dor e inflamação. Antes de tomar quaisquer outros AINEs ou medicamentos não opioides, pergunte ao seu médico, se é seguro você associar com os seus outros medicamentos, e por quanto tempo você deverá tomá-los.

Precauções

Algumas pessoas têm problemas que os AINEs podem piorar. Em geral os AINEs devem ser evitados por pessoas que:

  • Tem alergia a ácido acetilsalicílico ou outros AINEs.
  • Estão fazendo quimioterapia.
  • Iniciarão tratamento com esteroides.
  • Estão tomando anti-hipertensivos.
  • Tem úlcera gástrica ou histórico de úlcera, gota, ou distúrbios hemorrágicos.
  • Estão tomando medicamentos para o tratamento de artrite.
  • Estão tomando medicamentos por via oral para o tratamento de diabetes ou gota.
  • Tem problemas de rins.
  • Tem cirurgia marcada dentro de uma semana.
  • Estão tomando anticoagulantes.
  • Estão tomando lítio.

Tome muito cuidado ao tomar AINEs e consumir álcool, já que pode provocar alterações gástricas e aumentar o risco de sangramento. Fumar também pode aumentar este risco. Os AINEs podem também aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, especialmente se você os toma por muito tempo.

Efeitos Colaterais


O efeito colateral mais comum de AINEs é dor de estômago, especialmente em pessoas mais velhas. Tomar AINEs com um lanche ou logo após uma refeição pode diminuir a chance de problemas estomacais. Pergunte ao seu médico quais AINEs são menos propensos provocar alterações gástricas.

AINEs também podem alterar o funcionamento das plaquetas. As plaquetas são as células do sangue que ajudam na coagulação.  Quando as plaquetas não funcionam como deveriam, leva mais tempo para parar o sangramento. Observe se suas fezes tornaram-se mais escuras do que o normal ou se aparecem laivos de sangue, ambos são sinais de sangramento e devem ser comunicados ao seu médico de imediato.

Outros efeitos colaterais incluem problemas renais e úlcera gástrica.  AINEs podem, por vezes, levar as pessoas a reter líquidos e agravar a insuficiência cardíaca. Também podem afetar a ação de outras drogas.

Acetaminofeno ou Paracetamol


Este medicamento alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não diminui a inflamação. Os pacientes raramente têm efeitos colaterais com a dose habitual de paracetamol. Mas os danos ao fígado e rim podem aparecer se você usar grandes doses deste medicamento diariamente por um longo tempo ou se consumir álcool. Mesmo quantidades moderadas de álcool (3 doses por dia) podem provocar danos no fígado de pacientes que tomam paracetamol.

Seu médico pode não recomendar paracetamol regularmente se você estiver fazendo quimioterapia, porque pode mascarar uma febre, e é muito importante que ele tenha conhecimento do aparecimento de febre, pois pode ser um sinal de infecção e precisa ser tratada.

Ácido Acetilsalicílico, Acetaminofeno e Ibuprofeno em outros Medicamentos

Alguns medicamentos opioides contêm ácido acetilsalicílico ou paracetamol.  Alguns também contêm ibuprofeno. Isso pode representar algum perigo para os pacientes que tomam estes medicamentos e que desconhecem a presença deles.

Se um de seus médicos não quer que você tome ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, ou se você não pode tomar AINEs por alguma outra razão, não se esqueça de verificar as bulas dos seus medicamentos.

Se um dos seus medicamentos contém acetaminofeno, e você também toma acetaminofeno puro contra dor, você pode apresentar algumas alterações.  Doses elevadas de paracetamol podem danificar o fígado.

Se você não tem certeza se um medicamento contém ácido acetilsalicílico, acetaminofeno ou ibuprofeno, pergunte ao seu médico.

Se você toma medicamentos que não requerem de receita para resfriado ou cólica menstrual enquanto estiver tomando medicamentos contra dor, leia atentamente a bula. A maior parte destes fármacos são produtos de combinação que contêm ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou acetaminofeno. Verifique com seu médico para saber o que você pode tomar com segurança junto com seus medicamentos para a dor.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive