O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.
Até 30% das pessoas com câncer definem ansiedade como um sentimento intenso de preocupação, medo e pavor. A ansiedade pode ser aguda ou crônica. Às vezes a ansiedade é causada por uma condição física, como um tumor ou dor fora do controle. A ansiedade pode ser causada por medos, como:
Se a ansiedade e o medo atrapalharem sua vida por mais de algumas semanas, considere a possibilidade de fazer tratamento.
Sintomas de Ansiedade Aguda
A ansiedade que ocorre em episódios de curta duração é muitas vezes chamada de ataque de ansiedade, cujos sintomas incluem:
Sintomas de Ansiedade Crônica
A ansiedade crônica ocorre durante intervalos de tempo longos e pode incluir:
Diagnóstico
Para o diagnóstico da ansiedade o médico pode fazer perguntas como:
O médico também pode observar algumas causas físicas:
Manejo da Ansiedade
Muitas vezes, o melhor tratamento para a ansiedade envolve técnicas para a redução do estresse. Se o emprego de técnicas comportamentais não reduzir os sintomas, podem ser utilizados medicamentos para tratar a ansiedade.
Abordagens comportamentais para o controle da ansiedade incluem:
Reconhecimento do medo - Às vezes pessoas com ansiedade sentem um medo ou receio que não conseguem identificar. Articule seus medos tão explicitamente quanto possível, mesmo que não tenha solução.
Conversando com o médico – Expresse seus sentimentos e medos o mais claramente possível. Se você se sente ansioso antes de determinados exames, procedimentos ou tratamentos, o médico pode ajudá-lo explicando o procedimento, ouvindo suas preocupações, certificando-se que você tem todas as informações necessárias.
Evite comportamentos que pioram a ansiedade – Durma o suficiente, converse com o médico sobre como controlar a dor de forma adequada, e evite anti-histamínicos e cafeína.
Relaxamento - As técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade:
Consulte um terapeuta – Os profissionais da área de saúde mental podem ajudá-lo a lidar com a ansiedade.
Medicação - Pessoas que sofrem de ansiedade aguda grave podem precisar de medicação antes de tentar qualquer uma das técnicas acima.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.