Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ANS abre consulta sobre processo de revisão do rol

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/03/2021 - Data de atualização: 03/03/2021


O que houve?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) irá discutir com a sociedade mudanças no processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A Consulta Pública nº 84 ficará aberta de 05/03/2021 a 19/04/2021 no site da ANS para receber críticas e sugestões de qualquer pessoa física ou jurídica. 

De acordo com a minuta de Resolução Normativa apresentada pela ANS, propostas de atualização do rol poderão ser submetidas a qualquer tempo, sendo que a cada 6 meses - mais precisamente em janeiro e julho - uma nova atualização do rol será publicada pela Agência. Não foi estabelecido um prazo máximo para avaliação e deliberação final da ANS, mas estima-se que a análise ocorra em até 18 meses da data da submissão. Esse é um ponto que tem gerado preocupação por parte de algumas entidades, entre as quais o Instituto Oncoguia, sobretudo se for levado em consideração que, no SUS, o prazo ordinário de análise é de 180 dias. 

Atualmente, o processo é feito com todas as tecnologias sendo avaliadas de forma conjunta (com submissão, elegibilidade, análise, recomendações, votação e publicação no Diário Oficial) ao longo de dois anos. 

Histórico

O Instituto Oncoguia, no ano de 2016, lançou uma iniciativa de Advocacy apelidada de Operação Ampulheta, frisando a importância da diminuição do tempo de avaliação das tecnologias na saúde suplementar, uma vez que, principalmente, na área da oncologia, o prazo adotado de dois anos estaria impactando negativamente o acesso do paciente ao tratamento adequado.

Além de abordar o assunto em todas os fóruns de discussão, o Oncoguia enviou à Diretoria Colegiada da ANS ofício solicitando a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma proposta de aperfeiçoamento do processo de revisão das Diretrizes de Utilização que incluam relação de medicamentos e suas respectivas indicações. A proposta foi acatada e, a partir de então, o grupo se reuniu diversas vezes para tratar do assunto. A consulta pública é fruto das discussões iniciadas nesse grupo de trabalho. 

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a ANS pela iniciativa de aprimorar o modelo, que julgamos não mais se adequar à realidade e demanda exigida na saúde suplementar.
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive