Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Alterações na Memória x Menopausa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/10/2015 - Data de atualização: 05/02/2016


Muitas vezes, mulheres que tiveram menopausa cirúrgica relatam perda de memória ou dificuldade de concentração. A perda de estrogênio na menopausa natural e cirúrgica é conhecida por afetar a memória. Vários estudos mostraram que as mulheres que se submetem a ooforectomia bilateral antes da idade da menopausa natural têm um risco aumentado de declínio cognitivo e demência em comparação com aquelas com ovários intactos.

Muitos destes estudos mostraram também que o risco de problemas cognitivos é eliminado se a terapia de reposição com estrogênio é iniciada imediatamente após a cirurgia e continua após os 50 anos. Entretanto, ainda são necessários mais estudos para entender melhor os efeitos da reposição de estrogênio e progesterona na memória e o momento ideal para iniciar a reposição hormonal. As mulheres que tiveram menopausa cirúrgica devem discutir os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal com seu médico.

Além de hormônios, os especialistas recomendam uma dieta saudável, a estimulação do cérebro com palavras cruzadas e leituras ,assim como um sono adequado.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive