Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Alteração no Paladar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/03/2013 - Data de atualização: 24/03/2013


O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.

Alterações do paladar provocam mudanças no gosto dos alimentos durante ou após o tratamento do câncer. Alguns alimentos podem tem sabor diferente, podem não ter muito gosto ou simplesmente tudo pode ter o mesmo gosto. Comidas amargas, doces, salgadas podem ter sabor diferente do que antes do tratamento, e algumas pessoas podem sentir um gosto metálico ou químico na boca, especialmente após comer carne ou outros alimentos com grandes quantidades de proteína. As alterações no paladar podem levar à aversão alimentar, perda de apetite e perda de peso.

Causas

A alteração do paladar é um efeito colateral comum da quimioterapia. Cerca de 50% das pessoas que recebem quimioterapia apresentam variações no paladar. Essas alterações geralmente cessam dentro de três ou quatro semanas após o término do tratamento.

O tratamento radioterápico da região da cabeça e pescoço pode causar alteração no paladar por danificar as células localizadas na língua. A radioterapia também pode causar alterações no olfato, visto que o cheiro e o gosto estão intimamente ligados, as mudanças no olfato podem afetar o sabor dos alimentos. As alterações do paladar provocadas pela radioterapia geralmente começam a melhorar a partir de três semanas a dois meses após o término do tratamento. No entanto essa melhora é gradativa e pode demorar até um ano, podendo não voltar a ser exatamente a mesma do que antes do tratamento.

Outras causas da alteração do paladar incluem a cirurgia de nariz, garganta ou boca, terapias biológicas, boca seca, infecções da boca e gengiva, problemas dentários, náuseas e vômitos.

Manejo

Não existem tratamentos específicos para problemas do paladar. Converse com o seu médico sobre qualquer alteração. O tratamento dentário pode ajudar a melhorar as mudanças causadas por infecções na boca, boca seca, ou problemas de gengiva. Dependendo da causa da alteração do paladar, algumas dicas podem funcionar melhor com alguns pacientes do que com outros:

  • Escolha alimentos que tenham bom cheiro e sabor.
  • Elimine o cheiro do preparo dos alimentos usando exaustor na cozinha.
  • Alimentos frios ou congelados podem ser mais saborosos que alimentos quentes.
  • Utilize utensílios de plástico ou vidro para diminuir o gosto metálico.
  • Use chiclete de menta sem açúcar ou doces duros para mascarar o sabor amargo ou metálico na boca.
  • Se as carnes vermelhas não têm sabor, tente outras fontes de proteína, como aves, ovos, peixe, amendoim, feijão ou produtos lácteos.
  • Tente marinar a carne em sucos de frutas ou vinhos doces.
  • Saboreie alimentos com ervas, especiarias, açúcar, limão, ou molhos.
  • Para evitar aversões alimentares causadas por náuseas e vômitos pós-quimioterapia, evite alimentar-se de uma a duas horas antes e até três horas após a quimioterapia.
  • Faça bochechos com bicarbonato de sódio antes das refeições para ajudar a neutralizar o gosto ruim na boca.
  • Mantenha a boca limpa e saudável, escovando os dentes com frequência.
Suplementos de sulfato de zinco podem ajudar a melhorar o paladar.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive