Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Açúcar demais dá câncer? Veja o que a ciência diz sobre o assunto

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/12/2018 - Data de atualização: 17/12/2018


Os cientistas sugeriram uma maneira de melhorar os tratamentos que usam vírus para atacar o câncer. Eles exploraram o fato de que as células cancerígenas precisam de muita glicose e precisam metabolizá-la rapidamente para sobreviver.

Os vírus oncolíticos atingem e entram especificamente nas células cancerosas e usam o mecanismo das células para sua própria multiplicação e disseminação. Eles destroem tumores do interior sem prejudicar o tecido sadio próximo. O estudo recente propõe que restringir o fornecimento de glicose pelas células cancerosas e alterar sua capacidade de metabolizá-lo pode fortalecer o poder dos vírus oncolíticos.

O estudo mostrou que restringir a quantidade de açúcar disponível para as células cancerígenas faz com que esses vírus oncolíticos que atacam o câncer funcionem ainda melhor.

Todas as células precisam de glicose como fonte de energia. Células normais usam minúsculas "potências" internas chamadas mitocôndrias para converter glicose em unidades de energia química. No entanto, para atender a sua maior demanda por energia, as células cancerígenas têm um processo mais rápido para metabolizar a glicose que não envolve as mitocôndrias.

Pode ser possível, por exemplo, desenvolver drogas que ataquem e desativem o metabolismo da glicose nas células cancerígenas, sem impedir que as células saudáveis produzam energia. Ensaios de drogas experimentais que visam fazer isso já estão em andamento.

Referência

Dyer, A. ET al. Antagonism of glycolysis and reductive carboxylation of glutamine potentiates activity of oncolytic adenoviruses in cancer cells, Cancer Research. November, 2018

Fonte: CidadeVerde.com

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive