Tipos de Câncer

Câncer de Tireoide


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Tireoide

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 26/11/2019


A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide. Na maioria das pessoas a tireoide não pode ser vista, nem sentida. A tireoide tem a forma de H, com 2 lobos, o lobo direito e o lobo esquerdo, unidos por uma parte estreita denominada istmo.

Boca e Orofaringe

A glândula tireoide tem dois tipos principais de células:

  • Células foliculares. Utilizam o iodo do sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo. O excesso de hormônio tireoidiano, denominado hipertireoidismo, pode provocar algumas alterações, como batimento cardíaco acelerado ou irregular, dificuldade para dormir, nervosismo, fome, perda de peso, e intolerância ao calor. Quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano provoca hipotireoidismo, que se manifesta por cansaço e ganho de peso. A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).
     
  • Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.

Outras células, menos comuns na glândula tireoide incluem as células do sistema imunológico (linfócitos) e células de suporte (estroma).

Diferentes tipos de câncer se desenvolvem a partir de cada tipo de célula. As diferenças são importantes porque afetam o modo como a doença será tratada.

Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive