Tipos de Câncer

Câncer de Pele Melanoma


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Pele

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/08/2015 - Data de atualização: 13/05/2020


A pele é formada por três camadas:

Epiderme. É a camada externa da pele, que protege do meio ambiente as camadas mais profundas, os tecidos e órgãos do corpo. Os principais tipos de células da epiderme são:

  • Células escamosas. São células planas na parte externa da epiderme e estão em constante renovação.
  • Células basais. Estão localizadas na parte inferior da epiderme. Elas se dividem constantemente formando novas células para substituir as células escamosas que revestem a superfície da pele. Quando chegam à superfície da epiderme, se tornam planas, formando células escamosas.
  • Melanócitos. Essas são as células que podem se transformar em melanoma. Elas produzem um pigmento marrom denominado melanina, que dá a cor bege ou marrom à pele. A melanina protege as camadas mais profundas da pele dos efeitos nocivos do sol. Para a maioria das pessoas, quando a pele é exposta ao sol, os melanócitos produzem mais pigmento, bronzeando ou escurecendo a pele.

Derme. A derme é a camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. A derme contém os folículos pilosos, as glândulas sudoríparas, os vasos sanguíneos e nervos que são mantidos no lugar pelo colágeno, proteína formada por fibroblastos, que fornecem à pele resiliência e resistência.

Hipoderme. A hipoderme é a camada mais profunda da pele. É composta pelo tecido conjuntivo, que envolve às células gordurosas e forma lobos de gordura. O tecido subcutâneo conserva o calor do corpo e tem um efeito de absorção de choque fornecendo proteção contra traumas físicos.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive