Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A invenção de Georgios Papanikolaou que revolucionou o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/05/2019 - Data de atualização: 13/05/2019


Georgios Papanikolaou criou um método que, no futuro, evitaria milhares de casos de câncer. (Foto: GI/Getty Images)

Nascido no 13 de maio de 1883, o médico grego Georgios Papanikolaou é celebrado até hoje por ter desenvolvido um método que revolucionou o câncer de colo de útero. Trata-se do exame de papanicolau.

Ao contrário do que se pensa, esse teste não visa originalmente realizar o diagnóstico precoce, embora também ajude nesse sentido. O que Papanikolaou desenvolveu foi uma forma de enxergar alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero, que podem se converter em um tumor maligno com o tempo.

Com essa informação, o profissional de saúde consegue remover essas unidades defeituosas e impedir o surgimento da enfermidade. Portanto, o papanicolau na verdade ajuda a evitar esse tipo de câncer – o que é inclusive melhor do que pegá-lo nos primeiros passos, não é mesmo?

E, claro, o exame também aponta o dedo para células que já são cancerosas. Mas, para fechar o diagnóstico da enfermidade, outros exames são necessários.

Em homenagem à data, compilamos seis conteúdos fundamentais para quem deseja conhecer mais a invenção de Georgios Papanikolaou. E, acima disso, para se prevenir do câncer de colo de útero, um problema que seria praticamente eliminado do planeta caso a gente combatesse adequadamente o HPV:

6 fatos para se proteger do câncer de colo de útero

  • O que é o exame de papanicolau em detalhes e quando fazer
  • Fatos que toda mulher precisa saber sobre esse método
  • Teste de HPV, a técnica que pode “substituir” o papanicolau
  • Quem pode tomar a vacina do HPV na rede pública
  • As 9 perguntas que toda mulher deve fazer ao ginecologista
  • Um documentário emocionante sobre os exames de câncer de colo de útero

Homenagem no Google Doodle
O Google celebrou os 136 anos do nascimento de Georgios Papanikolaou com seus tradicionais Google Doodles, aqueles desenhos que aparecem frequentemente na página inicial do site. A imagem mostra o médico grego avaliando uma placa com células no microscópio. É assim, aliás, que o procedimento é feito até hoje, após o profissional de saúde retirar o material em uma consulta com a mulher. Ou seja, o resultado final do exame não sai na hora!

Os primeiros trabalhos de Papanikolaou com o método foram publicados em 1917, com base em dados de animais. Mas foi só em 1943 que ele conseguiu validar a técnica, após enfrentar o ceticismo de seus companheiros, que só viam na biópsia uma forma de encontrar células do câncer.

Já visto como uma referência na área, Papanikolaou morreu em 1962 de um ataque cardíaco. De lá para cá, sua invenção poupou a vida de milhares de mulheres.

Fonte: Saúde É Vital

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive