Tipos de Câncer

Câncer de Glândulas Salivares


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Glândula Salivar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/10/2015 - Data de atualização: 22/01/2018


As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.

Os dois principais tipos de glândulas salivares são as glândulas salivares maiores e as glândulas salivares menores.

Existem 3 pares de glândulas salivares maiores:

  • Glândulas Parótidas. São encontradas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas. Cerca de 70% dos tumores de glândulas salivares se iniciam na parótida, a maioria destes tumores é benigna, no entanto é o local onde se desenvolvem a maioria dos tumores malignos.

  • Glândulas Submandibulares. As glândulas submandibulares se encontram na parte interna da mandíbula. Elas secretam a saliva sob a área da língua. Aproximadamente 15% dos tumores se formam nestas glândulas, e cerca de metade destes tumores são malignos.

  • Glândulas Sublinguais. São encontradas sob o assoalho da boca e por baixo de cada lado da língua. Os tumores em estágios iniciais nessas glândulas são raros.

Além disso, existem várias centenas de glândulas salivares menores que são extremamente pequenas. Estas glândulas estão localizadas abaixo do revestimento dos lábios, palato, língua, no interior das bochechas, nariz, seios paranasais e laringe. Os tumores nestas glândulas são raros, mas na maioria das vezes são malignos. Os tumores de glândulas salivares menores ocorrem com mais frequência no céu da boca (palato duro e mole).


Fonte: American Cancer Society (28/09/2017)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive