Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

10 Coisas sobre Chemo Brain relatadas por um Paciente com Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/01/2016 - Data de atualização: 06/03/2016


Sempre mostramos a importância do apoio ao paciente durante toda a sua jornada contra o câncer, especialmente depois do tratamento, quando algumas pessoas acreditam que a luta termina. Por esse motivo, queremos compartilhar uma lista elaborada especialmente por um paciente para que você se informe e também compartilhe com uma pessoa que não compreende (ou simplesmente não sabe) que em muitos casos, além de todo o estresse gerado pelo tratamento, alguns pacientes em processo quimioterápico sentem grandes dificuldades para memorizar e relembrar alguns - na verdade muitos - fatos.

Confira.

Ainda debatido entre muitos médicos (inclusive pelo meu), a chamada Chemo Brain ou nevoeiro quimioterápico, é uma experiência cada vez mais relatada entre pacientes em tratamento ou aqueles que já se encontram na fase pós-tratamento. Pode começar a qualquer momento durante a quimioterapia ou até mesmo vários anos após o término de todo o tratamento. Sim! Esse nevoeiro é real.  

E ainda que muitos médicos, familiares e amigos desacreditem disso tudo, coloquei minha cabeça para funcionar e tomei a liberdade de escrever sobre o assunto representando outros pacientes que estejam enfrentando o mesmo que eu. Estes são 10 lembretes para todos que convivem com alguém que esteja enfrentando o tratamento e que andam meio "desmemoriado". E caso você também seja paciente, sugiro elaborar sua própria cartilha e distribuir aos familiares e amigos próximos que não sabem como lidar com suas novas condições.

Vamos lá:

  1. A Chemo Brain é real. Não importa se meu médico não me informou a respeito.

  2. Não estou usando isto como desculpa. Confie em mim, eu realmente não QUERO esquecer as coisas.

  3. Não estou louco nem estou exagerando. Estou sendo honesto, acredite.

  4. É como se colocassem um capacete na sua cabeça cheio de névoa... Que não é possível tirar.

  5. A última frase no mundo que gosto de ouvir é: "Você já me disse isso”. As vezes a gente não percebe e, de qualquer maneira, ouvir algo assim é muito embaraçoso.

  6. Eu realmente preciso que tenha paciência comigo. Eu sei que você se irrita, mas, por favor e dentro do possível, tente ser compreensivo.

  7. Não é engraçado, é aterrorizante. As vezes posso até me pegar rindo de tudo isso, mas depois lembro de que nada disso é uma piada...

  8. E já que tudo isso pode durar meses ou anos, sugiro encontrarmos, juntos, uma maneira para convivermos com isso.

  9. Esquecer as coisas não significa que perdi minha inteligência. Então, por favor, não fale comigo como se eu não te entendesse.

  10. Acredite: Isso tudo é mais frustrante para mim do que para você. Eu sei que é chato repetir as coisas, mas imagine se você fosse eu.

Fonte: Adaptação do texto 10 Things Cancer Survivors Want You To Know About Chemo Brain, pela Equipe Oncoguia


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive