Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

​Conitec disponibiliza vídeo das reuniões plenárias

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/07/2020 - Data de atualização: 20/07/2020


O que houve?

No último dia 6, o Instituto Oncoguia enviou ofício ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), Sr. Hélio Angotti Neto, requerendo a transmissão pública e ao vivo das reuniões plenárias da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC), já a partir da 88ª reunião,  realizada nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2020.

Em resposta ao ofício enviado, datado do dia 07 de julho, o Ministério da Saúde informou que a 88ª Reunião da Conitec foi excepcionalmente realizada de maneira virtual diante da situação da pandemia da COVID-19, com o intuito de atender às medidas de segurança e prevenção da doença. Além disso, destacou que esta foi a primeira vez em que todos os atores foram reunidos virtualmente. 

Sobre a transparência e divulgação de suas reuniões, a Conitec informou que caso opte por implantar a transmissão on line, ainda não será neste momento. Nenhuma referência fez em relação a divulgação do vídeo na íntegra após a realização da reunião.

No entanto, no dia 13 de julho, a Conitec passou a divulgar na íntegra o vídeo das reuniões em seu canal no Youtube. Segundo nota divulgada pela Comissão no dia 13/07/2020, desde o dia 03 de junho, já se sabia que as reuniões seriam gravadas e disponibilizadas. 

Parabenizamos a CONITEC pela decisão de publicizar o vídeo da reunião. Apenas lamentamos o fato de não ter informado previamente a sociedade sobre a decisão tomada em junho de que, a partir da reunião de julho, disponibilizaria o vídeo. Isso teria evitado uma série de ações e esforços da sociedade civil buscando maior transparência da Comissão nos dias que antecederam à última reunião.

Operação Ver para Crer e Movimento #TransparênciaéRegra 

Vale destacar que o pedido da transparência das reuniões plenárias da Conitec é objeto de iniciativa de Advocacy do Instituto Oncoguia desde 2017. A iniciativa, apelidada como “Operação Ver para Crer”, resulta, finalmente, na disponibilização da gravação da reunião.

A proposta também integrou nosso Posicionamento sobre as 6 medidas de aprimoramentos para a Conitec. Na oportunidade, destacamos que o nível máximo (e ideal) de transparência proposto é por meio da transmissão ao vivo pela internet de todas as reuniões, mas que a publicação posterior da gravação das reuniões já tornaria o processo muito mais transparente e alinhado aos interesses públicos.

Além da atuação de nosso Advocacy, destacamos o envolvimento dos demais atores da sociedade civil que, juntos, empenharam-se no movimento “Transparência é regra”, o qual, igualmente, pediu mais transparência à Conitec.

Em nota, a Conitec informou que a iniciativa recém implementada permite que interessados tenham acesso ao conteúdo debatido pela Comissão, sendo que tal proposta já vinha sendo estudada e agora se confirma como mais um passo ao acesso à informação e transparência nas deliberações da Conitec.

E agora?

As discussões e argumentações do plenário da Conitec encontram-se disponíveis em vídeo através do Youtube e página de Reuniões da Comissão.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive