Pandemia de Covid-19 atrasa diagnósticos e tratamentos do câncer

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/05/2021 - Data de atualização: 18/05/2021

O impacto da pandemia de Covid-19 para o cuidado dos pacientes com câncer é uma preocupação global, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, no início da pandemia, os esforços dos sistemas de saúde público e privado se voltaram para o combate à Covid. Consultas, exames, biópsias, tratamentos e cirurgias de câncer foram adiados. Os pacientes oncológicos, que vivem uma corrida contra o relógio, foram particularmente impactados.

O oncologista Rafael Kaliks, diretor científico voluntário do Oncoguia, apresentou os resultados do Impacto da Covid-19 no Câncer no 11º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia On-line.

O Radar do Câncer foi criado pelo Instituto Oncoguia com o objetivo de auxiliar pesquisadores, jornalistas, associações, secretários de saúde e o público em geral a entender os impactos dos diferentes tipos de câncer na população brasileira, bem como identificar possíveis gargalos no tratamento e na assistência desses pacientes.

Um desses “radares” foi desenvolvido para conhecer o impacto da Covid na assistência oncológica, com foco nos dados disponíveis no Datasus. A partir de informações públicas foi possível comparar dados de 2020 com os de 2019 de etapas como rastreamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos (veja abaixo).

“Já estamos sentindo o reflexo desses atrasos”, afirmou Kaliks. “Deixar de fazer exames impede o diagnóstico. O câncer vai ser diagnosticado mais tarde, em estágio mais avançados. Isso significa tratamento mais caro e agressivo e menos chance de cura.”

Para saber mais, acesse radardocancer.org.br. O Oncoguia ressalta que os dados são passíveis de atualização por parte dos estados/municípios, portanto, os valores apresentados podem sofrer alterações, conforme atualização dos arquivos do Datasus.

Matéria publicada pela Folha de S.Paulo em 17/05/2021.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive