No combate ao câncer, você faz a sua parte?

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015

No Brasil, é a segunda maior causa de mortes, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.  É uma preocupação mundial já que os custos com o tratamento são altíssimos.

Nesse dia 4 de fevereiro, Dia Mundial Contra o Câncer, organizado pela UICC (Union for International Cancer Control) todos podem aderir e ajudar a chamar atenção para a importância da adoção de uma postura pró-ativa no combate à doença. O problema não é dos outros, mas sim, de cada um de nós.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é que, em 2030, ocorram  mais de 22 milhões novos casos da doença. Segundo a presidente do Instituto Oncoguia, a psico-oncologista e especialista em Bioética, Luciana Holtz, "todos nós somos corresponsáveis por essa epidemia. Temos que priorizar a saúde em nossas vidas e não correr atrás quando a doença aparece. Todas as pessoas devem assumir uma postura ativa e responsável perante a própria saúde”.

A luta contra o câncer requer ações conjuntas de toda a população, profissionais de saúde, imprensa, tomadores de decisão e governo, que com estratégias adequadas de prevenção e detecção precoce, podem começar a mudar essa realidade hoje. "Para cada um de nós ficam as seguintes tarefas: ter uma dieta equilibrada, realizar exercícios físicos com frequência, manter um peso saudável, não fumar e realizar exames, quando necessário”, alerta Holtz. Com essas medidas cerca de um terço dos diagnósticos podem ser evitados e se detectados precocemente, apresentam possibilidades de cura em até 90% dos casos, (dependendo do tipo da neoplastia).

Outro fator importante é não ter medo do câncer, o diagnóstico não é mais uma sentença de morte. É preciso alterar a percepção pública negativa e estigmatizada da doença. "Termos o dia mundial ajuda muito, mas essa é uma agenda que deve ser constante para que se aumentem os esforços e a conscientização sobre a prevenção do câncer, por meio da adoção de comportamentos saudáveis e da busca pelo diagnóstico precoce”, afirma a presidente do Instituto.

Dados da OMS apontam que o custo econômico do tratamento do câncer é estimado em US$ 458 bilhões por ano, enquanto os custos com prevenção estão na casa dos US$ 2 bilhões, para países de baixa e média renda. Os números provam o quanto é necessário uma postura pró-ativa na luta contra a doença.

O Instituto Oncoguia assume, desde sua fundação em 2009, o seu compromisso nessa luta fornecendo informação de qualidade para pacientes, familiares e toda população que quer entender um pouco mais sobre esta questão que já está e estará cada vez mais presente no dia a dia de todos.
_______________________________________
Sobre o Instituto Oncoguia – Oncoguia é uma organização da sociedade civil que busca garantir os direitos do paciente com câncer por meio do acesso a informação de qualidade, apoio e suporte ao paciente e atuação em políticas públicas.

Para saber mais: www.oncoguia.org.br

Contatos com a Imprensa

Priscila Moreira – (11) 3053.6917





Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive