Instituto Oncoguia participa de consulta pública em defesa dos beneficiários de planos de saúde

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015

Instituto Oncoguia participa da Consulta Pública ANS nº 37 e propõe que o 
atendimento oncológico aconteça em no máximo 7 dias

Na defesa dos interesses dos pacientes com câncer, o Instituto Oncoguia apresentou contribuições à Consulta Pública nº 37 da ANS defendendo a necessidade de reduzir os prazos para atendimento em consultas na especialidade de oncologia, bem como realização de exames, tratamentos e outros procedimentos.

Para o Instituto Oncoguia, mostra-se inconsequente estabelecer prazo máximo de 14 dias úteis para garantia de consulta na especialidade de oncologia, conforma proposta da ANS, haja vista a gravidade da patologia e a necessidade de atendimento imediato para preservação da vida do paciente, sobretudo considerando que para atendimentos de menor urgência – embora importantes – como consultas de nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, o prazo máximo apresentado foi de 10 (dez) dias úteis. Assim, sugeriu reduzir o prazo para consultas na especialidade de oncologia para 7 dias corridos.

Pelos mesmos argumentos, o Instituto sugeriu a redução do tempo máximo para realização de procedimentos de alta complexidade, como radioterapia, quimioterapia e exames como PET-CT para 10 dias úteis. Na proposta apresentada pela ANS o prazo máximo seria de 21 dias úteis.

O Instituto Oncoguia também enfatizou a importância de permitir que o consumidor busque atendimento em uma rede não credenciada, caso a operadora não tenha prestador credenciado dentro do município de abrangência geográfica do plano.

Outro ponto importante defendido pelo Instituto Oncoguia foi obrigar o plano de saúde a ressarcir o paciente de eventuais despesas de locomoção, alimentação e pernoite, bem como de um acompanhante, quando necessários, na hipótese em que o paciente necessitar se deslocar para outro município, em razão da ausência de prestadores credenciados ou não na área de abrangência do plano.





Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive