Instituto Oncoguia lança Programa de Saúde Feminina em M´Boi Mirim

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015

A entidade prestará orientações às mulheres da macrorregião do M´Boi Mirim com o objetivo de sensibilizá-las sobre a importância do autocuidado em saúde e a prevenção do câncer, além de auxiliar as pacientes em tratamento

O Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes agora tem endereço fixo na Comunidade M´Boi Mirim, em São Paulo.

Será lançado na quarta-feira, 17, o Oncoguia na Comunidade – Programa que objetiva mobilizar e conscientizar a comunidade para a importância da saúde da mulher e ser um facilitador do acesso rápido e de qualidade ao diagnóstico e tratamento do câncer.

A partir de agora, as mulheres (pacientes com câncer ou não) que vivem na macrorregião do M´Boi Mirim terão à disposição um espaço aberto e acolhedor, para informarem-se à respeito dos cuidados integrais à sua saúde e as formas de promovê-los.

A conscientização sobre a importância da mamografia e do Papanicolaou para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo de útero; da adoção de hábitos de vida saudáveis; as formas de acessar os serviços públicos em saúde; a gama de direitos da paciente oncológica; a relevância da postura ativa da paciente diante de seu tratamento etc.

O Programa Oncoguia na Comunidade tem como base o Community Navigator Program (Programa Navegador na Comunidade) realizado há anos em diferentes locais pela American Cancer Society, metodologia de projetos norte americana que consiste no desenvolvimento de estratégias para facilitar a navegação do paciente durante sua trajetória pela doença e tratamento.

Quaisquer dúvidas que impedem ou dificultam a promoção das mulheres ao autocuidado em saúde poderão ser esclarecidas por integrante do programa. É a "Navegadora”, profissional da equipe Oncoguia que reside na comunidade de M´Boi Mirim e que, por isso, conhece de perto as demandas sociais da saúde, assim como os espaços e as melhoras formas de travar comunicação de resultado com os moradores.

As orientações serão dadas na Unidade Básica de Saúde Ipava (Avenida Taquandava, 31 - Cidade Ipava), às segundas e quartas-feiras, entre às 9h e 16h.

A Razão

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, explica que o Programa Oncoguia na Comunidade foi criado a partir da análise do contexto da saúde feminina no local, onde a falta de informações sobre os cânceres femininos e os mitos em torno das doenças - que impedem as mulheres de prevenirem-se e diagnosticá-las precocemente - a pouca clareza sobre fluxo de atendimento às mulheres e a longa fila de espera para o início dos tratamentos oncológicos, por exemplo, colocam-nas em situação de risco eminente à saúde e à vida.

"Muitas mulheres estão sofrendo. Sofrendo, pois não têm acesso à saúde, pois descobrem o câncer em estágios avançados, pois vêm seus direitos relegados, pois não têm apoio psicossocial (...). O programa pretende, então, junto das lideranças comunitárias, ir de encontro a tais bloqueios, minimizando o sofrimento das mulheres”.

Além dos plantões de atendimento, o Programa prevê a interface direta com as lideranças e parceiros locais para a criação e planejamento de ações conjuntas, o mapeamento contínuo do fluxo da saúde na comunidade e a realização de eventos e palestras relacionados às demandas da mulher e a sua saúde.

A American Cancer Society (ACS) e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) são parceiros do Programa Oncoguia na Comunidade.

SERVIÇO

Programa Oncoguia na Comunidade

Local: UBS Cidade Ipava
Endereço: Avenida Taquandava, 31 - Cidade Ipava
Atendimento: Segundas e quartas-feiras
Horário: Das 9h às 16h
Telefone: (11) 5899.7497
_________________________________________________________________________________

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente; Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia (o maior canal de informações brasileiro em oncologia), o Programa Oncoguia na Comunidade M´Boi Mirim e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas, o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.

www.oncoguia.org.br / 0800 773 1666

Mais Informações à imprensa

Laís Zuttion
assessoriadeimprensa@oncoguia.org.br

Tel: (11) 3053.6917 ou (11) 98428.0168






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive