Congresso será iluminado de rosa para alertar sobre câncer de mama

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/10/2020 - Data de atualização: 02/10/2020

O Congresso Nacional será iluminado de cor-de-rosa a partir das 18h desta quinta-feira (1º) em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial realizada para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema da campanha em 2020 é "Na luta contra o câncer de mama".

Este ano, a iniciativa oficial da iluminação partiu do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que atendeu uma solicitação do Instituto Oncoguia.

Petecão ressalta que o Senado é parceiro na luta contra o câncer de mama, o que mais acomete mulheres no país. A previsão de incidência de casos em 2019, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 51,29 para cada 100 mil mulheres. Para 2021, a estimativa do Inca é de 66 mil novos casos. Todas as estatísticas revelam, na visão do senador, a necessidade de apoiar a campanha.

— Iluminar o Senado Federal com as cores do combate ao câncer é um gesto que parece simples frente ao problema, porém, importante para trazer luz a este tema. Quando o Senado dá sua contribuição refletindo as cores da campanha, mostra nossa preocupação — afirma.  

Para a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, por ser o tipo de câncer que mais atinge a mulher brasileira, o câncer de mama precisa de atenção de todas as esferas da sociedade. O instituto promove ações de informação, apoio e orientação, defesa de direitos e atuação em políticas públicas sobre o câncer. Segundo Luciana, ao contar com a ajuda de uma Casa como o Senado, a causa ganha visibilidade sobre as questões de saúde feminina e de combate à doença.

— A gente precisa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce. Precisamos garantir que essas mulheres tenham um tratamento adequado, no tempo certo e tenham os seus direitos garantidos. Esse Outubro Rosa em especial merece ainda mais a nossa atenção, porque a gente tá enfrentando o desafio do impacto da pandemia também nos casos de câncer de mama. Sem dúvida nenhuma, esse apoio do Senado amplia o alcance de todas as ações e ajuda a dar mais atenção para nossa causa — afirma.

Conscientização

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Inca, que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Matéria publicada pela Agência Senado em 02/10/2020.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive