Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Para o cabelo não cair na quimioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/03/2021 - Data de atualização: 23/03/2021


O Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, agora conta com a Touca Inglesa, engenhoca que resfria o couro cabeludo do paciente para evitar a queda de cabelo típica da quimioterapia. O equipamento foi doado pela fabricante, a Paxman Brasil, e até pouco tempo atrás estava disponível somente para aluguel em clínicas particulares.

Hoje seu uso está mais difundido na rede privada, e o Inca é o primeiro centro público no país a oferecer a touca. “Normalmente, conseguimos preservar entre 50 e 60% dos fios, o que é ótimo, pois a queda prejudica a autoestima da pessoa e pode até levá-la a desistir do tratamento”, conta o oncologista Marcelo Bello, diretor da Unidade de Câncer de Mama do Inca.

Ele alerta ainda para as toucas manuais, com proposta similar, mas que podem provocar queimaduras.

Como funciona a touca

A quimioterapia mira em células que se dividem rapidamente, uma característica marcante das células tumorais, mas também presente nos folículos capilares, que dão origem às madeixas. Portanto, eles também acabam prejudicados pela terapia. As baixas temperaturas impedem que o tratamento atinja os fios.

A touca é utilizada meia hora antes do início da químio e até uma hora e meia depois da sessão. Ela resfria o couro cabeludo gradualmente. A diminuição da temperatura, que fica na casa dos 18 ºC, reduz o fluxo sanguíneo local. Assim, o quimioterápico não alcança as células do couro cabeludo.

Ela é a tática mais eficaz para preservar os fios. Outras medidas, como cortar o cabelo para diminuir seu peso e evitar esfregar o couro nas lavagens até ajudam, mas não dá para impedir a queda, que é passageira.

Fonte: Veja Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive