Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Conitec responde Oncoguia sobre priorização de PCDTs

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/04/2021 - Data de atualização: 23/04/2021


O que houve? 

Em 18/03/2021, o Oncoguia, após receber informações anteriores via LAI (Lei de Acesso à Informação) da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) de que neste ano de 2021 haveria a atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas priorizados pela comissão, enviou novos questionamentos com a intenção de ter ciência sobre quais PCDTs seriam atualizados.

Neste sentido, enviamos a seguinte pergunta:

“O Instituto Oncoguia está acompanhando os avanços no que diz respeito à atualização constante e tempestiva de PCDTs e DDTs envoltos ao universo oncológico e recebemos informações relevantes por meio de nossos questionamentos constantes do protocolo 25072.004657/2021-66. Parabenizamos o Ministério da Saúde por pautar a priorização destas atualizações e estabelecer prioridades a serem trabalhadas ao longo deste ano tão desafiador. Salientamos contudo que, a forma com que as informações a respeito da atualização destes protocolos e diretrizes está disposta no site da Conitec não consegue responder às especificidades de cada etapa do procedimento para a ciência à população que acompanha estas informações. Para tanto, sugerimos que no site da Conitec poderiam conter mais campos para delimitar o status de atualização dos PCDTs e DDTs, tal como foi apresentado na resposta à nossa demanda de n° 25072.004657/2021-66, e não incluir somente as 3 (três) opções hoje disponíveis para consulta virtual: atualização, elaboração e Conitec. Por fim, questionamos: a) - em relação à lista de documentos priorizados para atualização ao longo de 2021, gostaríamos de receber o cronograma de atualização de cada um destes documentos.”

Em resposta, a Conitec nos enviou as seguintes informações:

“Primeiramente, agradecemos as sugestões da Oncoguia para aprimorar a transparência das informações constantes no sítio eletrônico da Conitec. Em relação à solicitação de cronograma de atualização de documentos priorizados ao longo de 2021, informamos que a elaboração ou atualização de um PCDT é um processo complexo que envolve áreas internas e externas do Ministério da Saúde e que pode requisitar a avaliação de tecnologias em saúde. Dessa forma, não há como prever o tempo exato para a finalização de todas as etapas necessárias e, portanto, não há como definir um cronograma prévio para cada um dos documentos. Contudo, esta área informa que já iniciou o processo de atualização de alguns dos documentos apresentados da 94ª Reunião Ordinária do Plenário da Conitec no "Informe sobre a metodologia de priorização de PCDT / DDT para atualização". Especificamente com relação à oncologia, cita-se que o processo de atualização das Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas de Mieloma Múltiplo já foi iniciado. Informações sobre quais atualizações já foram iniciadas e o status dessas atualizações podem ser acompanhadas na página: conitec.gov.br.”

E agora?

Conforme informações obtidas, já consta no site da Conitec a informação de que o PCDT de Mieloma Múltiplo está em fase de atualização. Ainda, vale ressaltar que o PCDT de dor crônica também se encontra em processo de atualização. Clique aqui e acompanhe o status da criação e atualização de PCDTs no SUS.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive