Oncoguia pede à população e às autoridades públicas mais atenção ao câncer de pulmão

Agosto é o mês de prevenção e conscientização para o câncer de pulmão. Reforçando o seu posicionamento de apoiar, informar e defender os direitos dos pacientes com câncer, o Oncoguia, organização sem fins lucrativos (ONG), apresentou à deputada Flávia Morais (PDT-GO), a importância de se discutir esse tema. A parlamentar prontamente protocolou um requerimento para realização de audiência pública na Câmara dos Deputados.  

O câncer de pulmão é o mais letal do mundo. A cada 30 segundos, alguém, em algum lugar do mundo, morre de câncer de pulmão. São 1,59 milhões de mortes pela doença, que mata mais do que o câncer de mama, de próstata e colorretal juntos.  No Brasil, entre 2018 e 2020, 30,2 mil novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio foram diagnosticados. Além disso, quase 20% as pessoas que receberam a notícia do câncer eram no pulmão.  

Durante a audiência pública realizada na semana passada, Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, citou os principais gargalos e também algumas ações que podem ajudar a melhorar esse cenário, elencando prioridades para o combate, controle e cuidado com a doença. Essa lista de recomendações nasceu da escuta constante dos pacientes e também de encontros com especialistas. 

Preconceito, desinformação e baixa empatia, bem como estigmas por conta da doença está diretamente associada ao tabagismo foram colocados como ponto de atenção. O foco deve também estar na ampla divulgação de sinais e sintomas e, em especial, considerando que, segundo uma pesquisa do GLCC - Global Lung Cancer Coalition, 50% dos entrevistados não conseguiram citar ao menos um sintoma da doença. 

É importante seguir avançando nas políticas de controle do tabagismo, o que inclui a PL 362/2018 sobre o tratamento do tabagismo pelos planos de saúde, bem como iniciar uma séria discussão sobre a priorização de programas de rastreamento para pessoas dos grupos de alto risco para o câncer de pulmão. 

Segundo dados do Radar do câncer de pulmão do Oncoguia, 85,6% dos pacientes iniciam seus tratamentos já nos estágios III e IV. A sugestão para esse grave gargalo é partir para a sensibilização de médicos da atenção básica para detecção precoce do câncer de pulmão, assim como melhorar e agilizar o acesso aos exames, ao pneumologista e ao diagnóstico precoce.

“Precisamos caminhar. Realmente prevenir mais, seguir combatendo o tabagismo, e criar  estratégias que nos permitam diminuir as taxas elevadas de diagnósticos avançados. Para os pacientes diagnosticados, precisamos  garantir o acesso a esse novo, possível e transformador cenário no diagnóstico e tratamento. São muitas as novidades que revolucionaram o cenário do câncer de pulmão, que precisam ser discutidas e disseminadas, pois estão ainda muito distantes daqueles que mais podem se beneficiar, os pacientes. Hoje, o paciente de câncer de pulmão, que convive com uma doença em um estágio mais avançado, pode e quer viver mais e melhor, precisamos garantir que isso realmente ocorra".  

Um exemplo disto, é a corredora amadora Claudia Lopes, que teve o diagnóstico de pulmão em 2014 e quatro anos depois precisou lidar com uma recidiva. O câncer voltou com vários nódulos nos dois pulmões e Claudia segue em tratamento com terapia-alvo. Além disso, apoia-se na atividade física para enfrentar a doença e não deixou de correr pelas ruas.

"A conscientização da população é muito importante para desmistificar questões como a de que somente o cigarro é um fator de risco para o câncer de pulmão. Eu não era fumante. Informações e esclarecimentos podem facilitar toda a jornada do paciente. Quanto mais falarmos sobre o câncer de pulmão, mais pessoas poderão ser beneficiadas", afirmou Claudia. 

A professora Iane Cardim também concorda ser preciso discutir sempre as diversas perspectivas do câncer de pulmão. Ela enfrentou muitas dificuldades com o diagnóstico da doença, em 2015. "Durante seis meses fui tratada como se tivesse uma sinusite. Cheguei a perder quase 20 quilos. Eu era fumante, mas o cigarro não é o único fator de risco, e isso precisa ser cada vez mais debatido", ressaltou Iane

Ambas são voluntárias do Oncoguia e compartilharam suas histórias com o câncer de pulmão, em uma live promovida pelo Oncoguia, que está disponível no Youtube no canal TV Oncoguia. A discussão contou ainda com a  participação da presidente do Oncoguia Luciana Holtz e do oncologista Fernando Moura. 

Conheça o Radar do Câncer do Oncoguia. 

Sobre o Oncoguia

O Oncoguia é uma ONG que apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível. 

Atendimento Oncoguia (nacional e gratuito): 0800 773 1666.
Saiba mais: www.oncoguia.org.br

Informações para imprensa
Deborah Rezende
[email protected] 
Tel. (11) 97020.6159
 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho