Você sabe o que é Farmacovigilância?

Você sabe o que é reação adversa?

Reação adversa é qualquer condição indesejável ou a piora de uma doença já existente após ou durante o uso de um medicamento. Até termos certeza de que foi o medicamento que causou o que o paciente está sentindo, dizemos que a pessoa teve evento adverso e somente depois de comprovado é que dizemos que teve uma reação adversa.

Algumas reações como náusea, vômito, diarréia e dor de cabeça, são relativamente frequentes para muitos medicamentos. Mesmo assim, se você estiver tomando algum medicamento e sentir qualquer coisa diferente do esperado, você deve consultar o médico que receitou o produto.

Para ter maior conhecimento sobre os eventos adversos, indústrias e governo criaram a Farmacovigilância que é o nome dado aos departamentos da empresa ou instituições públicas para estudar as reações indesejáveis que uma pessoa pode ter quando usa um medicamento. 

Dicas para reconhecer um medicamento falsificado:
 
  • Só tome medicamentos por receita do seu médico.
  • Nada de seguir conselhos de vizinhos, de pessoas da família ou de balconistas de farmácia ou drogaria. Você pode ter surpresas com doses erradas, efeitos imprevistos ou até agravar uma doença por tomar um medicamento errado e sem efeito.
  • Nunca compre medicamentos em feiras e camelôs.
  • Só compre medicamentos em farmácias e drogarias, de preferência aquelas que você já conhece.
  • Muita atenção com promoções e liquidações: preços muito baixos podem indicar que o medicamento tem origem duvidosa, nenhuma garantia de qualidade ou até mesmo pode ser produto roubado.
  • Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria.
  • Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante, em caso de irregularidade, para você poder dar queixa.
  • Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente seu médico.
  • Se o medicamento que sempre foi eficaz deixar de fazer efeito de repente ou se a pessoa que está usando o medicamento piorar, recorra ao médico. Ele vai corrigir o tratamento da doença e, se for o caso, passar o assunto para a Vigilância Sanitária investigar.

Na hora da compra, verifique sempre na embalagem do medicamento:
 
  • Se o nome do medicamento está bem impresso e pode ser lido facilmente.
  • Se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada.
  • Se consta o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia. O registro do farmacêutico responsável deve ser do mesmo Estado em que a fábrica do medicamento está instalada.
  • Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde.
  • Se o número do lote, que vem impresso na parte de fora, é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna.
  • Não compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que se soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.

Se você costuma usar um medicamento e já o conhece bem, ao comprar uma nova caixa não deixe de verificar:
 
  • Se a embalagem que você está acostumado a ver mudou de cor, de formato ou se o tamanho das letras no nome do produto foi alterado.
  • Se o sabor, a cor ou a forma do produto mudou.
  • Soros e xaropes devem vir com lacre, isso é obrigatório para todos os medicamentos líquidos.
  • A bula não pode ser uma cópia xerox. Se a bula do medicamento não for original, não aceite o produto.

Peça ajuda ao farmacêutico

Peça ajuda ao farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria para identificar os itens acima. É possível que você tenha dificuldades, porque a posição das informações (validade, lote etc.) na embalagem varia, de um produto para outro: às vezes na tampa, às vezes no fundo ou na lateral das caixas. Verifique se o profissional que está lhe atendendo é o farmacêutico. O nome dele deve estar escrito em uma placa, pregada em local visível na farmácia ou drogaria. Este profissional deve identificar-se.

Caso vá aplicar uma injeção na própria farmácia ou drogaria, compre primeiro a medicação e verifique tudo o que foi dito acima. Só depois disso peça para fazer sua aplicação, que deve ser supervisionada pelo farmacêutico.

Em caso de suspeita ou diferença encontrada, faça o seguinte: 
 
  • Ligue grátis para o Disque Saúde (0800-611997) e peça orientação.
  • Central de atendimento ANVISA - 0800 644 0644.
  • Disque-intoxição - 0800 722 6001.
  • Entre em contato com a Secretaria de Saúde local - Centro de Vigilância
    Sanitária e conte o que aconteceu.
  • Ligue para o serviço de atendimento ao cliente do laboratório que fabrica o medicamento suspeito.
 
Medidas para evitar fraudes em medicamentos - Várias medidas adotadas visam tornar mais rígido o controle sobre o setor de medicamentos e têm como objetivo evitar fraudes, falsificação e sonegação.

Embalagens - As embalagens dos medicamentos possuem um símbolo, revestido com material metalizado, que ao ser raspado, tal como as "raspadinhas" lotéricas, expõe a palavra "qualidade" e a logomarca do fabricante. Este desenho ou logomarca está impresso com tinta reativa. Ao ser retirada a camada que cobre o símbolo, a tinta reage com o ar, formando a marca adotada pela indústria. Todos os medicamentos para serem comercializados necessitam ter esta marca.

Além da "raspadinha", os medicamentos necessitam ter um lacre para caixas e frascos que quando retirado deverá deixar uma marca, indicando que o produto já foi utilizado.

Fonte: Ministério da Saúde
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