Veto ao PL da quimio oral é tema de reunião na Câmara

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/08/2021 - Data de atualização: 13/08/2021

Sim para a quimio oral! Precisamos derrubar o veto ao PL 6330/2019. Porque o paciente com câncer não pode esperar!

Participamos nesta quinta-feira (12/8) da reunião técnica promovida pela Comissão Especial de Combate ao Câncer, da Câmara dos Deputados.

O debate focou no veto ao Projeto de Lei 6330/2019, que facilitaria o tratamento oral domiciliar do câncer para pacientes de planos de saúde.

Atualmente, a Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/1998) obriga os planos a cobrirem todos os medicamentos infusionais (tomados no hospital e na veia), mas cria uma regra diferente para os medicamentos de uso oral (tomados em casa).

Nossa presidente Luciana Holtz reforçou que o PL busca justamente igualar essas regras junto aos planos de saúde, dando mais agilidade a todo processo.

Ela explicou que a quimioterapia oral é uma importante alternativa terapêutica para muitos tipos de câncer e a única para alguns, como câncer de fígado, cérebro e leucemia mielóide crônica. Lembrando ainda do conforto e da segurança de poder ser tomado em casa.

A fundadora do Oncoguia também abordou uma questão polêmica, que tem movimentado a imprensa e as redes sociais: o possível impacto financeiro dessa mudança para os beneficiários dos planos de saúde.

Sobre esse tema, Luciana citou um estudo recente, do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). O levantamento aponta que esse impacto no cenário atual significaria um aumento de cerca de 12 reais para cada beneficiário de plano de saúde. E outro estudo, da Kantar health, menciona o valor de pouco mais de 6 reais por beneficiário.

Nossa presidente acrescentou que não podemos esquecer dos custos que deixam de existir quando o tratamento é feito em casa. Como por exemplo, todos os custos com infra-estrutura e equipe. Segunda ela, tudo isso deve fazer parte dessa discussão.

“O impacto financeiro é sim uma discussão muito importante, mas que não deve ser um impeditivo para a aprovação da Lei, e sim mais um aspecto a ser levado em consideração visando a resolução do problema. Os pacientes continuam esperando… esperando por mais tempo de vida, por mais qualidade de vida,” finalizou.

Não vamos parar! Seguiremos juntos com nosso compromisso de cuidar e defender os direitos dos pacientes com câncer.

Agradecemos a todos que somam força pela derrubada do veto ao PL 6330/2019.

Deputada Silvia Cristina (PDT-RO)
Deputado Weliton Prado (PROS-MG)
Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, Fabio Franke
Presidente do Instituto Vencer o Câncer, Fernando Maluf
Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes
Representante da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Eduardo Froes
Presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), Marlene Oliveira.

Lembre-se: você não está sozinho! Estamos Com você e Por você.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive