União pela derrubada do veto da quimio oral

As organizações que apoiam e defendem os pacientes com câncer estão unidas para que a quimioterapia oral se torne uma realidade para todos os usuários de planos de saúde. 

Como você já sabe, o Projeto de Lei 6330/2019, que facilitaria o tratamento oral domiciliar do câncer para pacientes de planos de saúde, foi vetado pelo Presidente da República em agosto. Agora, cabe ao Congresso Nacional votar se mantém o veto ou o derruba, o que poderia fazer com que o PL 6330 se tornasse lei. 

Nós do Oncoguia estamos realizando ação conjunta com o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Abrale, Instituto Vencer o Câncer e a Femama para mostrar aos nossos parlamentares a importância da derrubada do veto 41 e aprovação da quimio oral automática nos planos de saúde. Enviamos um e-mail para TODOS os deputados e senadores pedindo apoio à causa e trazendo os principais argumentos para que o veto seja derrubado. 

E você também pode nos ajudar com essa causa! Envie você também o e-mail abaixo para o seu parlamentar pedindo apoio na derrubada do veto. 

Você pode encontrar o e-mail do seu deputado aqui e do seu senador aqui. Quanto mais parlamentares receberem esse e-mail, mais força mostramos para a quimio oral. Vamos juntos apoiar essa causa!

Confira a seguir o e-mail para ser enviado para o seu parlamentar solicitando a derrubada do veto.

Assunto: Os pacientes com câncer precisam de você: derrube o veto 41 e diga sim para a quimio oral!

Prezado(a) parlamentar, 
Em nome dos pacientes com câncer, pedimos seu apoio pela derrubada do veto 41/2021!

O PL 6330/2019 veio para ampliar o acesso a tratamentos contra o câncer de uso oral pelos usuários de planos de saúde. Infelizmente, este projeto de lei foi vetado integralmente com base no entendimento do Governo Federal de que ele promovia desigualdades no sistema de saúde. 

Com a votação do veto se aproximando, prevista para este mês de outubro, nós da sociedade civil trazemos aos senhores os motivos pelos quais apoiamos a derrubada do veto e a ampliação do acesso dos pacientes oncológicos ao tratamento certo, na hora certa.

1. O projeto de lei dá tratamento igual aos medicamentos contra o câncer orais e endovenosos (pela veia), ou seja, aprovação automática após registro na ANVISA.

2. A quimioterapia oral é uma importante estratégia terapêutica para diversos tipos de câncer:
- Remédios orais que impedem, por exemplo, a progressão do câncer de mama metastático, demoraram três anos para serem incorporados, mesmo com aprovação da ANVISA. Quantas mulheres foram comprometidas com essa demora de mais de 3 anos?
- Remédios orais reduzem o risco de progressão e morte de câncer de próstata e não têm versão endovenosa. 
- Pacientes com câncer de ovário, que está entre os mais letais, também se beneficiariam se a ANS tivesse aprovado em seu último Rol, o medicamento oral sugerido.
- Orais reduzem o risco de recidiva em 80% de um tipo específico do câncer de pulmão avançado, o mais letal de todos.
- A única droga que existe para o câncer basocelular de pele é um remédio oral utilizado em todo o mundo, mas não aprovado pela ANS.
- Além desses cânceres, os tumores de cólon e rim também podem ser tratados com medicações orais. Eles são também a única opção efetiva para o câncer de fígado, cérebro e leucemia mielóide crônica.

3.    Pacientes com câncer já aguardam há 8 anos para que seja de fato aplicada a Lei n° 12.880/13, que permitiu a entrada desses medicamentos na cobertura dos planos de saúde.

4.  A Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer publicada em 2013 não divide os quimioterápicos em orais e endovenosos. Mais do que isto, delega a cada hospital oncológico o poder de decisão e responsabilidade sobre o esquema quimioterápico a ser utilizado. Se no SUS não fazemos essa diferença, porque nos planos de saúde vamos fazer? 

Contamos com o seu voto para derrubar o veto 41/2021 e tornar a quimio oral realidade para os pacientes com câncer nos planos de saúde!

Os pacientes com câncer não podem esperar!
 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia
 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho