Essas informações estão baseadas nos sistemas de estadiamento da AJCC anteriores a 2018, e consideram principalmente o tamanho do tumor e o status dos linfonodos. Como o sistema de estadiamento atual para o câncer de mama também inclui o receptor de estrogênio (ER), o receptor de progesterona (PR) e o status HER2, os estágios podem ser maiores ou menores que os sistemas de estadiamento anteriores. Ainda não foi determinado se as estratégias de tratamento mudarão com esse novo sistema de estadiamento. Portanto, discuta com seu médico o estadiamento de sua doença e as opções terapêuticas para seu caso.
O estadiamento da doença é um fator importante na tomada de decisões sobre as opções de tratamento. Em geral, quanto mais disseminada a doença, mais tratamento será necessário. Mas outros fatores também podem ser importantes, como:
Converse com seu médico sobre como esses fatores podem influenciar suas opções de tratamento.
Estágio 0
O estágio 0 significa que o câncer está limitado ao interior do ducto de leite e não é invasivo. As abordagens de tratamento para os tumores de mama não invasivos são diferentes do tratamento de câncer de mama invasivo.
O carcinoma ductal in situ é um tumor da mama estágio 0.
O carcinoma lobular in situ costumava ser classificado como estágio 0, mas isso foi alterado porque não é câncer. Ainda assim, indica um risco maior de câncer de mama.
Estágios I a III
O tratamento para os estágios do câncer de mama I a III geralmente inclui cirurgia e radioterapia, associado a quimioterapia ou outras terapias medicamentosas (terapia neoadjuvante) ou após a cirurgia (terapia adjuvante).
Estágio IV (Câncer de mama avançado)
Os tumores estágio IV se disseminaram para outros órgãos. O tratamento para o câncer de mama estágio IV geralmente consiste em terapias sistêmicas.
Recidiva do câncer de mama
Recidiva é quando a doença volta após o tratamento inicial. A recidiva pode ser local (na mesma mama ou na cicatriz da cirurgia) ou regional (numa área distante). O tratamento depende de local da recidiva e dos tratamentos já realizados.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.