SP terá rastreamento de câncer colorretal

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/12/2021 - Data de atualização: 03/12/2021

Foi aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (01/12) o Projeto de Lei (PL 1286/19) que dispõe sobre a realização do teste imuno-histoquímico para pesquisa de sangue oculto (FIT) na rede pública de saúde do estado, para prevenção do câncer colorretal.

O projeto dá diretrizes para a realização do teste, como a realização de mutirões e rastreamento em pacientes com idade igual ou superior a 50 anos. Em casos de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para realizar colonoscopia. O projeto também prevê a realização de ações educativas sobre o câncer colorretal.

Para o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL-SP), relator do PL, o projeto amplia o direito à saúde e a realização deste exame auxilia no diagnóstico precoce de casos, aumentando a chance de cura e diminuindo os custos de tratar casos avançados no Sistema Único de Saúde.

Consideramos o PL é de suma importância, pois promove o diagnóstico precoce do câncer colorretal, que tem 20,6 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados do Inca. 

O projeto agora será enviado para o Governador de São Paulo, que deve publicar a sanção da lei em 15 dias.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive