Salvador recebe a Campanha Dia Rosa contra o câncer de mama

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  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/05/2013 - Data de atualização: 15/05/2013

Personalidades femininas de todo o país, como a empresária Ines Carvalho, de Salvador, a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Eliana, a atriz Mylla Christie e a jogadora de vôlei Virna participam, a partir deste mês, da Campanha Nacional Dia Rosa, contra o câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

No Brasil, a Campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para seu exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%. "Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. "No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas tem menos que 50 anos”, salienta a presidente do instituto de combate ao câncer. As principais barreiras para o combate a doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico, infraestrutura insuficiente e falta de capacitação profissional. "São essas barreiras que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres”, completa Luciana.

A Campanha Dia Rosa possui uma madrinha em cada uma das principais capitais brasileiras, que é responsável por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia, o que inclui palestras de conscientização em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeo-documentário e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.

Lançamento em Salvador

A cidade de Salvador foi escolhida para o lançamento Nacional da Campanha Dia Rosa, em 16 de agosto. O evento, organizado pela madrinha da Campanha na cidade, Ines Carvalho, contará com a assinatura de um protocolo de intenções das atividades que serão realizadas dentro da Campanha Dia Rosa com a Prefeitura municipal, no Auditório da Fundação José Silveira. O protocolo inclui também o acordo para a Iluminação do Elevador Lacerda, símbolo da cidade, durante todo o mês de outubro.

Após a assinatura do protocolo, Luciana Holtz apresentará para autoridades da área de saúde, médicos, comunidade e imprensa convidada, a palestra "O Meu dia Rosa - Câncer de Mama e a importância da Mamografia", seguida da exibição do Vídeo Documentário da Campanha. No final da noite, a madrinha Ines Carvalho recebe convidados para um brinde ao lançamento da Campanha, em sua residência.

Como participar?

As ações das madrinhas Campanha Dia Rosa, incluem uma série de atividades pelo país com o objetivo de enfatizar a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce. Para conhecer a madrinha e as ações planejadas para sua cidade, acesse ao site.

Fonte: Revista Exclusiva





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