O que houve?
O deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) apresentou o Projeto de Lei n° 5.119/19, que determina que os resultados de exames complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam disponibilizados digitalmente. A matéria altera a Lei nº 13.787/18, sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente.
De acordo com o projeto, os profissionais, entidades e estabelecimentos de saúde que prestam serviços de apoio ao diagnóstico terão o prazo de 24 meses, contados a partir da publicação da lei, para implementar as alterações e adaptações necessárias.
Em sua justificativa, o deputado destacou que as impressões dos exames trazem custo adicional para o Sistema Único de Saúde que vem passando grande dificuldade devido ao investimento insuficiente de recursos. “Num ambiente de restrição orçamentária, é importante aplicar medidas de gestão, que permitam reduzir custos, sem prejudicar os usuários do SUS”, argumentou.
Informou também que o método proposto no projeto é aplicado em larga escala na saúde privada, e já vem sendo utilizado pelo SUS em algumas cidades, como Belo Horizonte. “Como um laboratório é composto por equipamentos eletrônicos, entende-se que a aplicação dessa proposta seria totalmente viável com a tecnologia já existente”, informou.
Por fim, o deputado argumentou que o acesso digital aos serviços de saúde facilitaria o trabalho dos profissionais da área, já que os resultados seriam disponibilizados imediatamente, agilizando a indicação de tratamentos de forma mais ágil. Já os pacientes evitariam deslocamentos desnecessários, sem a necessidade de comparecer novamente ao local onde fez o exame.
E agora?
A matéria aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, que definirá por quais comissões o projeto irá tramitar.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.